Abril Azul: Dr. Vicente defende inclusão e combate à desinformação sobre o autismo na Alesc - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Abril Azul: Dr. Vicente defende inclusão e combate à desinformação sobre o autismo na Alesc

Dia Internacional do Autismo: A Luta por Direitos e Inclusão
15 de julho de 2025
Deputado apresenta ações na Câmara de Guaramirim
15 de julho de 2025

Abril Azul: Dr. Vicente defende inclusão e combate à desinformação sobre o autismo na Alesc

02/04/2025

 Na tribuna, deputado também defendeu criação de Centros Regionais de Referência em  TEA

 No Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para reforçar a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Médico neurologista e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ele destacou avanços legislativos em Santa Catarina e o trabalho essencial das APAEs e AMAs. Além disso, defendeu a criação de Centros Regionais de Referência em Autismo e alertou para o crescimento alarmante da desinformação sobre o tema nas redes sociais.

Entre os avanços na legislação, Caropreso ressaltou a lei de sua autoria que garante o pagamento de pensão para pessoas com autismo severo (suporte 3), beneficiando centenas de famílias em situação de vulnerabilidade no estado. Também mencionou a lei que assegura a gratuidade no acesso a medicamentos à base de cannabis, como o canabidiol, que tem se mostrado um importante aliado no tratamento de muitas pessoas autistas.

 O parlamentar ainda destacou a aprovação da lei que determina validade indeterminada para laudos médicos que atestem deficiência permanente, reduzindo a burocracia no acesso a direitos essenciais, como o segundo professor em sala de aula. Outra conquista mencionada foi a lei de sua proposta que instituiu o selo “Autista a Bordo, Não Buzine”, garantindo mais segurança no trânsito ao identificar veículos que transportam pessoas autistas.

 “Cada uma dessas leis foi construída com diálogo e compromisso. São propostas que apresentamos ou defendemos e que fazem – ou farão – uma diferença real na vida das pessoas em Santa Catarina”, afirmou.

Desinformação

O deputado também chamou a atenção para o aumento exponencial das fake news sobre o autismo. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, entre 2019 e 2024, houve um crescimento de 15.000% na disseminação de desinformação sobre o tema em redes como WhatsApp e Telegram, especialmente em comunidades da América Latina e Caribe, com o Brasil liderando esse ranking. O estudo identificou mais de 150 falsas teorias sobre as causas do autismo e outras 150 sobre supostos tratamentos de cura.

 “A falsa promessa de cura virou um negócio lucrativo, impulsionado pelo medo e pelo oportunismo. Precisamos combater essa exploração com informação de qualidade e políticas públicas eficazes”, alertou.

 Em contraponto, ele destacou o trabalho realizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência para levar informação sobre inclusão e direitos das pessoas com deficiência à população. Nos últimos dois anos, foram realizados 35 seminários regionais, com palestrantes renomados, reunindo mais de 14 mil participantes.

Apoio às APAEs e AMAs

Além de cobrar ações para descentralizar o atendimento especializado por meio da criação de Centros Regionais de Referência no TEA, Caropreso enfatizou a necessidade de fortalecer o financiamento das entidades que já realizam um trabalho essencial, como as APAEs e as AMAs, que enfrentam desafios para contratar profissionais, como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

“O Estado e os municípios precisam compartilhar essa responsabilidade e garantir mais recursos para que essas instituições possam atender melhor as famílias que dependem desses serviços”, defendeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram