O uso medicinal do canabidiol foi tema de debate na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa esta semana. Para o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), vice-presidente da comissão e médico neurologista, é indiscutível o benefício que o uso medicinal da planta garante para algumas patologias específicas. Ele também defende que a medicação seja disponibilizada pelo SUS. Entre as doenças mais comuns que recebem a indicação, estão transtornos mentais, epilepsia, Esclerose Múltipla e Parkinson.
Durante a reunião do colegiado, foi aprovada a realização de uma audiência pública sobre a questão. A data do debate ainda não foi definida.
“Em oportunidades como esta podemos fazer orientação e posicionamento para os reais objetivos e os reais ganhos que se pode ter com o uso do canabidiol. O que não pode haver é uma pulverização do seu uso para situações em que não há indicação clínica. Mas é fato que o canabidiol se mostrou altamente eficiente para o tratamento de muitas doenças. O parlamento tem o dever de discutir esse tema, livre de qualquer preconceito e sob a luz da ciência.”
Ouça entrevista