Após uma série de reuniões em Roma, onde foi acordada a instalação de uma representação consular italiana em solo catarinense, assim como discutidos acordos econômicos com a Associação das Câmaras Italianas de Comércio Exterior e educacionais,com a Universidade de Roma – La Sapienza, a comitiva catarinense liderada pelo coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso, chegou em Reggio Calabria, no extremo sul da Itália no inicio da semana.
Cooperação entre universidades
Na segunda-feira, 11, a comitiva se reuniu com o reitor da Universidade de Estudos do Mediterrâneo (Università degli Studi Mediterranea), professor Giuseppe Zimbalatti, na sede da instituição, onde foram renovados os acordos de cooperação com a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Entre os principais pontos dos documentos, destacam-se os intercâmbios culturais, de conhecimento e entre estudantes.
Além disso, houve uma apresentação dos potenciais da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó). O intuito é assinar um futuro acordo também com a instituição do Oeste.
Em seguida, o encontro foi na Universidade para Estrangeiros “Dante Alighieri”, especializada na formação no idioma italiano. A conversa foi com o pró-reitor Salvatore Loprevite. Foi discutido a proposta de um acordo de cooperação com instituições catarinenses para formação de professores da língua italiana e capacitação de alunos no idioma.
Comércio também na pauta
O primeiro encontro foi com o presidente da Associação da Indústria da Província de Reggio Calabria (Confindustria), Domenico Vecchio. Em seguida, reuniram-se com a Câmara de Comércio de Reggio Calabria. Em ambos os encontros, foram apresentados os dados econômicos de Santa Catarina, assim como discutidas futuras parcerias comerciais entre Santa Catarina e a província italiana.
Superou as expectativas
Para o deputado Dr. Vicente as agendas superaram as expectativas. “Estamos abrindo a possibilidade de mais universidades catarinenses participarem de convênios com as universidades italianas e tratamos de futuros acordos comerciais”, destacou.
Assista Reportagem