Vinda do secretário foi articulada pelo deputado Dr. Vicente
O secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve na região do Vale do Itapocu na última sexta-feira (15). A acompanhado do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, ele visitou os hospitais de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Ele também tratou da estruturação da nova 17ª Regional de Saúde de Santa Catarina, que além dos dois municípios engloba também Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.
O roteiro iniciou com visita ao Hospital Santo Antônio de Guaramirim. O secretário foi recepcionado pelo vice-prefeito Osvaldo Devigili, a secretária municipal de Saúde, Cheila Patricia Rohweder, e os vereadores Matias Tomczak e Ezequiel Ramalho Bezerra de Souza. Conforme o deputado, o secretário ficou muito impressionado com a estrutura do hospital, onde foi solicitado apoio para aquisição de equipamentos.
O Hospital e Maternidade Jaraguá foi o segundo ponto do roteiro. Dois convênios foram definidos no valor total de R$ 671 mil para compra de aparelho de raio-X e equipamentos para a UTI pediátrica. A direção do hospital apresentou o projeto de ampliação da unidade.
O maior hospital do vale do Itapocu foi o terceiro compromisso da agenda do dia. A direção do Hospital São José apresentou o plano de expansão hospitalar e solicitou que o Estado invista na aquisição de equipamentos para ampliação da área cirúrgica. Dr. Vicente destacou que a prefeitura de Jaraguá do Sul já assegurou investimentos no hospital e que acredita na contrapartida do governo estadual.
17ª Regional de Saúde
O último compromisso da agenda do secretário André Motta Ribeiro foi vistoriar a estrutura física da atual gerência regional de saúde, que passou a ser sede da 17ª Regional de Saúde do Estado. O secretário determinou a realização de levantamento completo para que a estrutura física do prédio seja readequada. O coordenador da 17ª Regional de Saúde e secretário municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, destacou a importância da presença constante do secretário na região.
Cirurgias eletivas
O secretário repassou informações sobre o projeto do governo do Estado para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas. O governo catarinense pretende executar um grande mutirão de cirurgias para atender 40 mil catarinenses em poucos meses. Também confirmou o lançamento da nova política hospitalar catarinense, com ampliação de recursos aos hospitais. Um dos objetivos é fazer com que os catarinenses não precisem sair de suas regiões para terem serviços de saúde de qualidade.