Nos meses frios, aparecem com mais frequência as doenças respiratórias como alergias, resfriados, gripes, além de outros vírus da estação, como o rotavírus – que provoca diarreia, enjoo, mal-estar e dores no corpo.
As variações de temperatura castigam a saúde das pessoas, reduzindo as defesas do organismo e além disso, as pessoas tendem a ficar mais tempo juntas em ambientes fechados, o que facilita a propagação de doenças, principalmente as respiratórias.
Mas existem muitas maneiras de diminuir o risco de se contaminar. Uma delas é arejar os ambientes, não precisa deixar tudo aberto o tempo todo, para não ficar muito frio, certo? Mas de vez em quando se deve deixar o ar circular.
Também é importante evitar o contato físico com pessoas atacadas por viroses e lavar as mãos com frequência ou utilizar aquele álcool gel que tem em vários lugares públicos, pois a maioria dos vírus se propaga por meio de contato.
Você sabia, que sem nos darmos conta, a gente toca o rosto até 3.000 vezes por dia?
Pois é!
E é aí que acontece a contaminação.
Uma pessoa gripada coloca a mão sobre a boca ao tossir ou espirrar e depois toca no corrimão ou na barra do banco do ônibus criando um local de contágio. Por isso lave bem as mãos sempre que puder com água e sabão ou com o álcool gel que já existe em muitos lugares públicos. Também evite tocar o rosto quando estiver nestes locais.
Uma coisa simples, mas que vejo que algumas pessoas não seguem, é usar roupas adequadas à estação. A falta de roupa é uma das maiores causas de resfriado. Mesmo que durante o dia faça um pouco de calor, saia de casa sempre com um abrigo, pois à tardinha e à noite sempre esfria e mesmo durante o dia a temperatura pode cair.
E vacinar-se contra a gripe também é uma boa.
Então é isso aí! Vamos nos cuidar e passar um inverno com saúde.