Santa Catarina adota Alex Klein, maestro e instrumentista com carreira internacional - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
previous arrow
next arrow

Santa Catarina adota Alex Klein, maestro e instrumentista com carreira internacional

Dr. Vicente encerra 2025 com 20 projetos aprovados, mais de R$ 32 milhões em repasses e avanços na inclusão
18 de dezembro de 2025
Dr. Vicente comemora abertura de representação consular da Itália em SC
2 de fevereiro de 2026

Santa Catarina adota Alex Klein, maestro e instrumentista com carreira internacional

02/02/2026

Santa Catarina adota Alex Klein, maestro e instrumentista com carreira internacional

A cidade de Jaraguá do Sul e os participantes do maior festival de música erudita da América Latina homenagearam, nesta segunda-feira (19), o mais novo cidadão catarinense, o instrumentista, maestro e diretor cultural do Femusc, Alex Klein, 62 anos, 20 dos quais dedicados a consolidação do evento que nesta edição abre os festejos dos 150 anos do município.

O reconhecimento aprovado pela Assembleia Legislativa partiu de iniciativa do deputado Vicente Caropreso (PSDB), que, com objetividade, resume o que Alex Klein representa para o Festival de Música de Santa Catarina:

“Reconhecemos sua contribuição inestimável à cultura catarinense”, disse o deputado. “Ele é um formador de gerações”. E encerrou com uma saudação: “Maestro, o senhor é parte de nossa história, de nossa cultura e de nossa identidade. Santa Catarina se orgulha em dizer, você é um dos nossos”.

A sessão solene foi realizada no grande teatro da SCAR, a Sociedade de Cultura Artística, centro cultural com várias salas de ensaios e dois auditórios. Nesse centro cultural já passaram 9 mil músicos em 21 edições do Femusc.

O novo cidadão catarinense nasceu em Porto Alegre, cresceu em Curitiba, estudou em São Paulo e fez carreira internacional. Foi por nove anos o primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago, nos Estados Unidos. Conquistou Grammys como instrumentista clássico, sendo o único brasileiro a alcançar esta premiação internacional.

“Tenho grande carinho pelo que está acontecendo, agora que sou catarinense”, disse, logo se referindo ao espírito que domina o Femusc. “Aqui se trabalha com paixão pelo que se faz”. E detalhou como vê o Festival: “É um ambiente de igualdade, respeito e diálogo”. Por fim, manifestou gratidão ao apoio ao evento e ao seu trabalho: “O melhor de Santa Catarina são os catarinenses”.

O vice-prefeito de Jaraguá do Sul, João Pereira também elogiou o homenageado: “Aqui reconhecemos o pertencimento. O maestro consolidou aqui um grande legado”.

Novo cidadão catarinense é o solista da noite

Logo após a sessão solene, Alex Klein participou do principal programa da noite do Femusc, como solista do Concerto em Fá Maior para oboé e orquestra de cordas de Johann Sebastian Bach, compositor do século 18, num programa voltado à música alemã.

A programação também incluiu música do século 20, com um quarteto de cordas internacional interpretando uma peça do compositor húngaro Bela Bartok, e com um quinteto de professores do Femusc interpretando A Truta, peça do século 19, do austríaco Franz Schubert.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram