Quem dorme bem vive melhor.
Para uma boa qualidade de vida é necessário gerenciar as horas de sono, por isso, conheça as cinco regras para dormir melhor:
Tenha horários fixos para dormir e acordar – Algumas coisas como ficar no computador ou no celular até tarde podem retardar a hora de ir dormir. Por isso é importante que você determine horários fixos para dormir e para acordar, e respeite esses horários. O seu corpo vai se acostumar e avisar a hora de dormir e de acordar, como se fosse um relógio.
Controle as sonecas – Uma soneca de alguns minutos é benéfica, mas se estender demais vai desregular seus horários.
Desligue TV, computador e celular – A luz das telas estimula a mente e inibe a produção do hormônio que regula o ciclo do sono.
Vá ao banheiro no escuro – Vá ao banheiro sem acender a luz ou use uma lanterna. Luz forte pode fazer o cérebro pensar que está na hora de acordar.
Faça exercícios que consumam muita energia – Quanto mais você gastar a energia do corpo de dia, vai ser mais fácil dormir.
Todos sabem que dormir bem é muito importante para a saúde do corpo e da mente.
Pois agora, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, afirma que dormir um sono profundo depois de estudar estimula a criação de conexões neuronais, ajudando a reter memórias.
Os pesquisadores estudaram as mudanças cerebrais ocorridas entre dois grupos de cobaias: um grupo ficava aprendendo um movimento por uma hora e em seguida dormia por sete horas, o outro treinava o mesmo período, mas ficava acordado depois.
A conclusão foi: quando o animal aprende uma tarefa e entra em um sono profundo logo depois de aprender, uma parte do cérebro é ativada, criando sinapses neuronais de memória. Sem dormir, não acontece o desenvolvimento destes neurônios.
Notícia ótima para nossos estudantes! Estudar pode ser mais eficiente se o estudo for seguido por uma noite bem dormida antes da prova.
Quem dorme bem, vive e também aprende melhor!