Projeto do Dr. Vicente alerta população para prevenção do câncer de intestino - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Projeto do Dr. Vicente alerta população para prevenção do câncer de intestino

Bombeiros Voluntários: Frente é instalada e define ações em defesa das corporações
19 de março de 2023
Situação de Emergência: Dr. Vicente vai apoiar Corupá na cobrança por entrega dos kits de pontes
19 de março de 2023

Projeto do Dr. Vicente alerta população para prevenção do câncer de intestino

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso  protocolou Projeto de Lei 51/2023 incluindo no calendário oficial do Estado o “Março Azul”.  A iniciativa visa a  promover a conscientização para a prevenção do câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon e reto. A proposta já está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça.

Conforme Dr. Vicente, a doença tem grandes chances de cura, mas para isso é fundamental que seja detectada precocemente. “É o terceiro tipo de câncer mais frequente, tanto em homens como mulheres.  É uma doença silenciosa, praticamente sem sintomas na fase inicial, sendo percebido somente quando as lesões já estão mais avançadas. Por isso, o diagnóstico precoce é principal aliado no tratamento”, explica.

Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Dados da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva apontam que 85% dos casos de câncer de intestino são diagnosticados em fase avançada da doença, aumentando os custos do tratamento e diminuindo as chances de cura.

“Saúde é prevenção! Nossa proposta quer chamar a atenção para isso. Para que o governo catarinense promova no mês de março campanhas de conscientização informando a população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e da  realização de exames médicos de rotina. A partir dos 45 anos é recomendada a realização de uma colonoscopia, mesmo sem sintoma algum. Se o exame é totalmente normal, deverá ser repetido a cada dez anos”.

O Instituto Nacional do Câncer estima que o câncer de intestino atinja mais de 40 mil pessoas ao ano.

Participação da Alesc

O deputado Dr. Vicente já apresentou requerimento à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para que o Poder Legislativo Catarinense participe da campanha Março Azul, organizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. A mobilização tem foco no incentivo do diagnóstico precoce do câncer de intestino. “Queremos a Alesc envolvida com essa causa, dando visibilidade à luta contra a doença.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram