Indicação do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) solicitando socorro financeiro do Estado a escolas particulares de Santa Catarina afetadas pela pandemia de Covid-19 foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 26. “Sabemos do impacto brutal sobre as mais de mil escolas particulares que estão perdendo milhares de alunos, muitas estão tendo graves dificuldades para honrar seus compromissos financeiros e manter professores empregados”, argumentou o parlamentar.
A indicação do parlamentar solicita à Secretaria da Fazenda a abertura de linhas de crédito para as escolas particulares de Santa Catarina, a fim de garantir capital de giro e contribuir para a manutenção das atividades e salvaguardar empregos.
Volta às aulas
Em sua manifestação no plenário, o deputado destacou o trabalho desempenhado pelo governo do Estado junto com entidades do setor público e privado na elaboração do Plano Estadual de Contingência para a educação, documento que irá definir protocolos de higiene, segurança sanitária e demais medidas necessárias para a volta às aulas presenciais no estado, prevista para o dia 13 de outubro.
“Um grupo abrangente, consistente e representativo da sociedade está trabalhando nesse processo que é uma questão de educação, mas também de saúde pública e econômica. O governo do Estado está agindo com responsabilidade, planejamento, em conjunto com a sociedade nessa questão para que a volta às aulas aconteça de forma segura para o bem de todos nós”, disse o deputado Dr. Vicente.
No documento constarão as medidas sanitárias, ações pedagógicas, gestão de pessoas, transporte escolar, alimentação escolar, capacitação e treinamento, ações de comunicação, entre outras, para o retorno de alunos e professores à sala de aula, compatíveis com o momento da pandemia e pós pandemia, de forma a garantir a segurança e saúde da comunidade escolar.
O número de alunos no estado equivale a 22% da população e a rede de ensino engloba 205 mil profissionais, entre professores, trabalhadores do setor administrativo, pedagógico e serviços gerais. “Quero destacar o trabalho e a dedicação dos professores nessa pandemia. Estão trabalhando mais e tiveram que se reinventar com o carro em movimento para oferecer aulas virtuais atrativas e garantir o prosseguimento do ano letivo”, pontuou o deputado.