O relator do anteprojeto de lei para um novo plano de cargos e salários do magistério estadual, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), aproveitou a presença do secretário da Educação, Luiz Fernando Vampiro, na reunião da Comissão de Educação realizada na ultima quarta-feira (14) para questioná-lo sobre o impacto do mínimo remuneratório de R$ 5 mil definido para os professores catarinenses na carreira do magistério.
“A demanda é essa, que sejamos complacentes com essas pessoas que deram uma vida inteira dentro de uma escola e esperam o reconhecimento dentro da carreira escolar”, afirmou o deputado.
A medida do governo garantirá ganho salarial para mais de 66% dos professores, mas gerou distorções na carreira, uma vez que a melhoria salarial proposta não atinge os professores que estão há mais tempo na atividade e que se capacitaram ao longo dos anos.
Vampiro respondeu ao deputado que a secretaria já está discutindo uma proposta para descompactar a carreira do magistério, a qual será apresentada à comissão mista. “Negociamos com a Secretaria de Administração qual o teto a que podemos chegar. Estamos fazendo ajustes. Ao elevarmos a régua para cima, isso deixou muito apreensivo quem estava no meio ou final da carreira.”