NOVEMBRO AZUL – INFARTO - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

NOVEMBRO AZUL – INFARTO

NOVEMBRO AZUL – MULHERES, AJUDEM!
14 de novembro de 2019
NOVEMBRO AZUL – AVC
14 de novembro de 2019

NOVEMBRO AZUL – INFARTO

Novembro Azul é o mês dos cuidados com a saúde do homem.

A doença que mais causa mortes de homens no Brasil (mais do que o câncer de próstata, por exemplo) é o infarto agudo do miocárdio, conhecido como ataque do coração. São mais de cinquenta e cinco mil mortes por ano, mais ou menos um óbito a cada nove minutos.

O sintoma clássico de infarto é uma dor no lado esquerdo do peito, muitas vezes associada à tontura, mal-estar, enjoo, suor frio, queimação no estômago, aperto na garganta ou dor na axila ou no braço esquerdo; mas esses sintomas podem variar muito entre as pessoas.

Assim que surgem os primeiros sintomas é importante chamar o 192 do SAMU, pois o infarto pode levar à perda de consciência.

Nos casos de emergência, cada segundo é vital.

A vítima deve ser socorrida o mais rápido possível para que a artéria do coração seja desobstruída o quanto antes e se diminuam os riscos de sequelas.

Se o paciente for levado de carro, deixe-o em posição confortável, bem ventilado, e dirija sem manobras bruscas.

A principal causa do infarto é o acúmulo de gordura nas artérias que levam sangue para o coração. Elas podem surgir em pacientes com histórico familiar da doença, pessoas com hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol elevado, altos níveis de stress, má alimentação, vida desregrada e em fumantes; mas, normalmente, só uma dessas características não é suficiente, é preciso dois ou mais fatores para enfartar.

Os homens não se cuidam. Muitas vezes têm os sintomas e não buscam ajuda. Só percebem o tamanho do problema quando o infarto já está acontecendo.

Esse é o grande problema masculino: descuidar da qualidade de vida como um todo: os homens na maioria descuidam da alimentação, não se exercitam, abusam do álcool e do fumo e, principalmente, não fazem consultas e exames de saúde regularmente.

Manter hábitos saudáveis – como a prática de exercícios físicos,uma dieta balanceada e consultar o médico -ajuda a evitar muitas doenças.

Dr. Vicente Caropreso
CRM-SC 3463 / RQE 618
Médico/Deputado Estadual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram