NOVEMBRO AZUL – AVC - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

NOVEMBRO AZUL – AVC

NOVEMBRO AZUL – INFARTO
14 de novembro de 2019
Inclusão marca ato de entrega da Comenda do Legislativo Catarinense
28 de novembro de 2019

NOVEMBRO AZUL – AVC

Vamos aproveitar a oportunidade do Novembro Azul – mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem de uma forma geral – para falar sobre um dos problemas masculinos de saúde mais frequentes: o AVC -Acidente Vascular Cerebral– popularmente conhecido como derrame cerebral.

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma das principais causas de morte, incapacitação e internações no Brasil e em todo o mundo.

Existem dois tipos de AVC:

  • O Acidente Vascular Isquêmico– ou isquemia- é a falta de circulação de sangue por entupimento de artérias do cérebro. É o tipo mais comum de AVC, representando 85% dos casos.Em geral, incide em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e em fumantes. Pode ocorrer a perda repentina da visão ou da força muscular,dormência na face, braço ou perna, fala arrastada e dificuldade de compreensão,tonturas,formigamento num dos lados do corpo e alterações da memória.
  • O outro tipo é o Acidente Vascular Hemorrágicoquando ocorre um sangramento cerebral por rompimento de artéria ou veia. É mais raro, apenas 15% dos AVCs são do tipo hemorrágico.Ele pode ser causado por hipertensão, por baixa coagulação do sangue ou por traumatismos – provocados por acidentes ou agressões. Provoca uma dor de cabeça repentina com náuseas e vômitos, e sintomas semelhantes aos da isquemia.

Caso qualquer um desses sintomas apareçam, é fundamental ligar para o SAMU – 192, para os Bombeiros – 193, ou levar a pessoa imediatamente a um hospital para avaliação clínica detalhada.

Quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances de sobrevivência e recuperação total.

Evite o AVC!Você pode prevenir muitas doenças apenas com uma dieta balanceada, bons hábitos de vida, fazendo exercícios físicos e consultando regularmente o médico.

Dr. Vicente Caropreso
CRM-SC 3463 / RQE 618
Médico/Deputado Estadual

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram