O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso fez um apelo ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que o Hospital São José de Jaraguá do Sul seja credenciado para efetuar cirurgias de alta complexidade vascular e cardiovascular pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro esteve no município no último sábado, 28, e conheceu a estrutura e o modelo de gestão dos hospitais São José e Jaraguá.
O pleito é reivindicado pela comunidade do Nordeste de Santa Catarina há pelo menos seis anos, explicou o parlamentar, que foi secretário de Estado da Saúde em 2017. Sem o credenciamento, os usuários do SUS que precisam de atendimento cardíaco precisam ser deslocados para outras regiões, como o hospital do município de Mafra, que está credenciado, distante mais de 100 quilômetros. “Minutos podem significar uma vida, especialmente quando o coração está em jogo”.
Deputado viabiliza R$ 5,2 milhões para hospital
Na última quinta-feira, 26, o parlamentar visitou as obras de ampliação do Centro Cirúrgico do hospital. O local vai abrigar equipamentos de hemodinâmica, que serão adquiridos com recursos que o deputado está viabilizando pelo governo do Estado, no total de R$ 5,2 milhões. Essa nova estrutura possibilitará o atendimento de pacientes nas especialidades de cardiologia, neurologia e vascular. O processo está em fase final de liberação dos recursos.