Youtuber Marcos Petry, autista, fez história e emocionou o público presente
A noite de segunda-feira (25) foi marcada por muita emoção. Trinta pessoas e nove organizações indicadas pelos deputados foram agraciadas com a Comenda do Legislativo Catarinense. Entre elas estava Marcos Petry, que emocionou a todos. Ao discursar em nome dos homenageados, o indicado pelo deputado Dr. Vicente Caropreso fez uma defesa enfática da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Natural de Vidal Ramos, Marcos Petry, que é escritor, músico, youtuber do canal Diário de um Autista e especialista em autismo reconhecido nacionalmente, fez história. Foi a primeira vez que um autista recebeu a maior honraria do parlamento catarinense, a primeira vez que uma pessoa com deficiência discursou no evento, criado em 2008, e a primeira vez que um homenageado quebrou o protocolo, pegou o violão e fez o público, que lotava o auditório aplaudi-lo de pé, emocionado, ao ouvi-lo cantar o “Hino do Autista”.
Levantando a bandeira do autismo, a luta pela inclusão e a desmitificação do preconceito, Petry disse ver a honraria como a forma de a Casa legislativa reconhecer as forças de vontade que moldam a vida do próximo. “Esse próximo sendo pessoa com ou sem deficiência, mas que tenha um projeto para contribuir com a sociedade, que tenha uma vontade de mudar um paradigma. E estar inserido nesse panorama é muito gratificante”, afirmou.
“Hoje, demos visibilidade à causa da inclusão dos deficientes, do potencial humano do autismo. Marcos, que tem uma carreira, uma vida de superação, que foi apresentada hoje nesse Plenário. A minha vontade de indicá-lo para receber a Comenda tem a ver com a minha convicção, com a minha formação e com o posicionamento da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência que tem percorrido todas as regiões do estado promovendo ações em prol de um estado mais inclusivo e inovador”, explicou o deputado Dr. Vicente.