“Se existe vacina, ela precisa chegar a todos”
Santa Catarina já contabiliza mais casos de dengue do que o registrado em todo o ano passado, com 98 mil casos confirmados. No Brasil já são cerca de 1,3 milhão de pessoas contaminadas com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegyptii. Diante da grave situação, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) faz um apelo ao Ministério da Saúde para disponibilizar à população a vacina contra a dengue “Qdenga” no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante japonês já foi liberado pela Anvisa, mas está disponível apenas para venda em clínicas privadas.
Uma moção do parlamentar com esse objetivo foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8) e será encaminhada à ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima.
“Se existe vacina, ela precisa chegar a todos. Vivemos um drama de saúde pública com a proliferação de casos de dengue em todo o Brasil. Somos um dos países com maior nível epidêmico do mundo. Em Santa Catarina,151 municípios têm quadro de infestação do mosquito. São 90 mortes só neste ano. É urgente que o governo federal agilize o processo de incorporação da vacina contra a dengue no SUS e faça a distribuição”, defendeu o parlamentar.
Alto custo
Dr. Vicente destacou o custo do imunizante na rede privada, onde é comercializado a valores superiores a R$ 400 cada dose. São necessárias duas doses para efetivar a imunização.