A passagem dos 100 anos da escola Escola Estadual Julius Karsten, de Jaraguá do Sul, foi comemorada em evento que reuniu alunos, ex-alunos, professores, ex-professores e dirigentes da instituição, além de lideranças políticas e da área da educação do município, nesta segunda-feira, 7. No ato, realizado no Auditório da Universidade Católica/SC, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) fez a entrega de uma Moção de Aplauso aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A honraria reconhece a importância do educandário para a educação catarinense.
A escola entrou para o seleto grupo das escolas centenárias existentes no estado, que soma 58 instituições, sendo que 12 estão em Jaraguá do Sul. Uma série de festividades e homenagens ocorrerão ao longo de 2023 alusivas ao centenário.
Dr. Vicente Caropreso, que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Alesc, destacou que a escola se notabiliza pela inclusão e a efetivação do segundo professor em sala de aula para auxiliar na formação dos alunos com necessidades especiais.
A instituição de ensino foi erguida por agricultores, imigrantes alemães. Iniciou as atividades em 5 de março de 1923, com apenas 25 alunos. Em 1924 ela foi estadualizada pelo governador Hercílio Luz. Hoje estudam na escola, localizada no Bairro Rau, 1,7 mil alunos do ensino fundamental e médio.
Em breve o educandário passará por obras de reforma e ampliação. O projeto está em fase final de elaboração. A escola Julius Karten é a maior instituição de ensino da região da Amvali em número de alunos matriculados. A falta de espaço já é uma realidade. Hoje cerca de 600 alunos estudam em salas de aula no campus da Católica/SC, que fica no mesmo bairro, em virtude da falta de espaço físico no prédio.