Dr. Vicente destaca inclusão de municípios catarinenses entre os primeiros a receberem doses da vacina contra a dengue - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente destaca inclusão de municípios catarinenses entre os primeiros a receberem doses da vacina contra a dengue

Trabalho do Dr. Vicente é destaque em 2023: pensão por autismo, obras estruturais e avanços na saúde marcam seu mandato
25 de março de 2024
Dr. Vicente Caropreso: 40 anos de dedicação à Medicina em Jaraguá do Sul
25 de março de 2024

Dr. Vicente destaca inclusão de municípios catarinenses entre os primeiros a receberem doses da vacina contra a dengue

25/01/2023

No entanto, o parlamentar critica o número reduzido de doses oferecidas pelo governo federal

A inclusão de 13 municípios catarinenses na lista de cidades definida pelo Ministério da Saúde que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue, foi recebida com satisfação e preocupação pelo deputado Dr. Vicente Caropreso, vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Enquanto a lista abrange municípios na região Nordeste, infestados pelo mosquito e com grande número de pessoas infectadas, o parlamentar alerta para o reduzido número do imunizante japonês Qdenga adquirido pelo governo brasileiro: apenas 6,5 milhões de doses.

As 13 cidades de Santa Catarina, entre as 500 cidades que receberão doses da vacina contra a dengue, segundo os critérios do Ministério da Saúde, são: Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú, Corupá, Barra Velha, Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Garuva, Balneário Barra do Sul e Itapoá.

“Ou seja, entre os municípios da região da Amvali e da Amunesc, com foco em Jaraguá do Sul e Joinville, apenas São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre ficaram de fora. Todos os outros vão receber doses da vacina contra a dengue pelo SUS”, analisa o deputado.

Pressão pela vacina
Na Assembleia Legislativa Catarinense, Dr. Vicente realizou diversos movimentos para pressionar o governo federal a incluir a vacina contra a dengue na rede pública de saúde. No ano passado, apresentou e o plenário da Assembleia Legislativa aprovou uma moção solicitando essa medida ao Ministério da Saúde.

“Fizemos uma forte pressão. Desde o ano passado, essa vacina já estava disponível na rede privada por um custo de R$ 400 a dose. É urgente disponibilizar o imunizante na rede pública pelo SUS de forma universal. Santa Catarina, assim como o Brasil, vive uma epidemia de dengue.”

Escassez de doses
“O Brasil será o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas o número reduzido de doses é um desafio muito preocupante”, alerta o parlamentar.

A vacinação inicia em fevereiro, e o governo federal receberá as 6,5 milhões de doses do laboratório japonês em etapas durante o ano. Considerando que se trata de uma vacina de duas doses, com um intervalo de 90 dias, isso significa que, no máximo, 3,2 milhões de pessoas serão imunizadas, o que corresponde a menos de 1% da população brasileira.

Dr. Vicente destaca que em Santa Catarina foram registrados 4 mil casos e 98 óbitos em 2023, enquanto em todo o Brasil foram contabilizadas 1.094 mortes pela doença no mesmo período.

Vigilância
Para o parlamentar, será necessária uma campanha muito racional no uso dessas doses e a participação da sociedade no enfrentamento da doença. “O combate à dengue não é responsabilidade apenas dos governos federal, estadual e municipal. Todos precisam fazer a sua parte, eliminando locais que acumulam água e evitando que os mosquitos depositem ovos e se reproduzam. Cabe a todos nós o combate dessa epidemia de dengue que assola Santa Catarina e o Brasil.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram