Dr. Vicente destaca 30 anos do Plano Real - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente destaca 30 anos do Plano Real

Audiência debaterá responsabilidade dos municípios nos atendimentos de saúde
20 de agosto de 2024
Deputado faz alerta sobre uso do cigarro eletrônico
20 de agosto de 2024

Dr. Vicente destaca 30 anos do Plano Real

04/07/2024

Um dos planos mais inovadores da economia mundial completou 30 anos na última segunda-feira (1º). A data de criação do Plano Real foi destacada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) na tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão itinerante realizada em Criciúma. O parlamentar ressaltou a importância da implantação do programa que derrubou a hiperinflação e abriu caminho para a estabilidade da economia brasileira. “O Plano Real foi uma experiência única no mundo e é um legado do PSDB para o Brasil”.

 

Segundo o deputado, poucas nações conseguiram realizar uma transformação econômica tão profunda e bem-sucedida em um período tão curto de tempo. “A inflação chegou a 2.500% em 1994 e uma grande engenharia econômica e política teve de ser feita. Foi colocada em prática e resultou na consolidação da moeda e da credibilidade nacional, tudo depois de uma atitude política”, afirmou. Ele destacou o papel dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso no sucesso do Plano Real.

 

O deputado lembrou que diversos outros planos para estabilizar a economia foram implementados, mas todos fracassaram. Entre eles, o Plano Collor, que confiscou os valores das cadernetas de poupança. “Muitos outros planos foram tentados, tentaram caçar a inflação e acabaram caçando a poupança de gente pobre; foram atrás de marajás e conseguiram acabar com a economia das pessoas de baixa renda. O fim foi trágico”.

 

Lideranças que se opuseram ao Plano Real também foram lembradas pelo parlamentar, entre elas a economista Maria da Conceição Tavares, que faleceu este ano e afirmava que a medida beneficiaria apenas os mais ricos, e o atual presidente Lula, que alegava o plano de estabilização da economia tinha “cheiro de estelionato eleitoral” e que não duraria.

Estabilidade

Dr. Vicente também ressaltou a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e do compromisso com o controle da inflação. Para ele, a estabilidade econômica não é um objetivo que se atinge uma vez e para sempre. É um esforço contínuo que exige vigilância e compromisso.

 

“O Real representa todo um esforço que a nação fez e que a política deve fazer para evitar a gastança. É lamentável que muitos não se recordem dos tempos difíceis da hiperinflação. Se tais lembranças estivessem mais vivas em nossa memória coletiva, talvez os governos atuais tivessem mais responsabilidade com o dinheiro público e com a economia real dos brasileiros. A história do Plano Real nos ensina que a disciplina fiscal e a responsabilidade econômica são essenciais para a prosperidade e o bem-estar da população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram