“Nestes tempos de pandemia, nada mais justo que lembrar de uma grande profissional de saúde, que enobrece a causa e nos enche de orgulho.”
“Uma pessoa que deu a vida pela saúde das pessoas, deu a vida pela comunidade”, afirmou o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ao destacar no Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina o centenário de nascimento da schwester (Irmã ou Freira em alemão) Anita Guenther, natural de Pomerode, nesta terça-feira, 15.
“Muitas pessoas não precisam de títulos para serem homenageadas. Basta que promovam o bem coletivo, desinteressadamente. Muitas permaneceram desconhecidas. Mas algumas são lembradas e é bom que sejam, pois servem de exemplo à atual geração. Nestes tempos de pandemia, nada mais justo que lembrar de uma grande profissional de saúde, que enobrece a causa e nos enche de orgulho.”
Irmã Anita Guenther completaria este ano 100 anos. Ela descende dos primeiros colonizadores do município de Pomerode. Nasceu em 8 de julho de 1920. Com 22 anos começou a trabalhar como voluntária no hospital Santa Catarina, em Blumenau. Foi ordenada para o Ministério Diaconal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em 1952. Trabalhou no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre e em Novo Hamburgo. Em 1967, com 47 anos, ela retona a Pomerode para assumir a direção do Hospital e Maternidade Rio do Testo. Faleceu no dia 15 de outubro, com 95 anos de idade, no dia do professor.
“Foram várias as conquistas, entre elas a construção do Centro Cirúrgico, da Pediatria, do prédio onde se encontra o aparelho de Raio X e o Salão Comunitário. Além de ser administradora do Hospital, Schwester Anita tinha várias outras atribuições, era presidente do Grupo OASE, fundou o grupo de danças folclóricas e outras iniciativas em prol da cultura alemã”, lembrou Dr. Vicente.