Dr. Vicente defende valorização dos hospitais filantrópicos “porta aberta” no 45º Encontro Catarinense de Hospitais - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente defende valorização dos hospitais filantrópicos “porta aberta” no 45º Encontro Catarinense de Hospitais

Reunião na Capital abre caminho para ampliar o atendimento em saúde mental na região da Amvali
18 de dezembro de 2025
Alesc reconhece legado de Ivete Fietz na defesa das pessoas com autismo
18 de dezembro de 2025

Dr. Vicente defende valorização dos hospitais filantrópicos “porta aberta” no 45º Encontro Catarinense de Hospitais

26/11/2025

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), participou nesta quarta-feira, 26, da abertura do 45º Encontro Catarinense de Hospitais, realizado no CentroSul, em Florianópolis. Em seu pronunciamento,  destacou ações do governo na área da saúde e voltou a defender que os hospitais filantrópicos de média e alta complexidade que atuam como “porta aberta” pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tenham valorização diferenciada dentro do Programa Estadual de Valorização dos Hospitais, mecanismo utilizado pela Secretaria de Estado da Saúde para remunerar as unidades conforme os serviços prestados.

Dr. Vicente, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, explica que esses hospitais recebem um grande volume de pacientes em situações de risco de morte ou com lesões graves que exigem atendimento imediato, sendo remunerados pela tabela do SUS, defasada há décadas. Em contrapartida, enfrentam dificuldades para executar cirurgias eletivas, que são pagas pelo programa estadual.

“Esses hospitais ficam 24 horas abertos, recebendo acidentados e casos graves que ocupam leitos de UTI, o que impede a realização de cirurgias eletivas, justamente aquelas para as quais o governo do Estado destina recursos.  Uma cirurgia que custa R$ 5 mil ao hospital é ressarcida em menos um quinto do valor  pela Tabela SUS. Essa situação tem gerado endividamento de muitos hospitais”, destacou o parlamentar.

Presente no evento, a secretária-adjunta de Estado da Saúde, Cristina Pires Pauluci, concordou com a necessidade de ajustes no programa. Ela ressaltou que o governo vem batendo recordes de investimento em saúde, o que tem resultado em números históricos de cirurgias realizadas. No ano passado, Santa Catarina aplicou R$ 6,4 bilhões no setor, valor equivalente a 15,8% da arrecadação.

Dr. Vicente também ressaltou o trabalho da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina – FEHOSC, organizadora do encontro com apoio do Instituto Santé. “A rede de hospitais filantrópicos responde por mais de 70% dos atendimentos pelo SUS no Estado. É um evento muito importante, que reúne dirigentes de todo Santa Catarina e oferece acesso a conhecimento, inovação e estratégias para enfrentar os desafios constantes da saúde, sempre com foco em um atendimento mais humanizado, resolutivo e com menor custo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram