Dr. Vicente busca reedição de livro que é referência sobre imigração italiana em SC - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente busca reedição de livro que é referência sobre imigração italiana em SC

40 anos:  Dr. Vicente lembra tragédia da enchente de 1983
9 de julho de 2023
Seminário em São Bento do Sul discutiu educação inclusiva
9 de julho de 2023

Dr. Vicente busca reedição de livro que é referência sobre imigração italiana em SC

O deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) se reuniu esta semana com o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza para tratar da reedição do livro “Vencer ou Morrer”, do historiador Renzo Maria Grosselli.  O objetivo é que uma nova edição do livro seja publicada em 2025, quando acontecem os festejos em comemoração aos 150 anos da grande imigração italiana no estado.

Coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália, Dr.Vicente destacou a relevância da obra para a comunidade italiana no Brasil e a necessidade da reedição do título, publicado inicialmente pela editora da UFSC (EdUFSC), em 1987. “Nós gostaríamos que a UFSC assumisse, aceitasse cofinanciamento ou nos passasse os direitos para que o professor Renzo fizesse uma reedição”, salientou.

O reitor da UFSC salientou que a Universidade tem interesse na reedição da obra devido ao  seu valor acadêmico e histórico e que vai dar andamento ao processo junto à Editora da Universidade.

O coordenador dos círculos Trentinos no Paraná e em Santa Catarina, Andrey José, participou da reunião. “Esse livro se tornou não só aqui para a gente, mas também lá na Itália, a principal referência de historiografia da grande imigração. A obra faz uma análise histórica e sociológica. Então, não existe nenhuma pesquisa sobre migração que não encontre esse livro”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram