Deputado pede que Estado invista em campanhas informativas
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso está preocupado com a queda na procura por vacinas, principalmente das recomendadas para crianças com até um ano de idade. Dados da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina revelam uma diminuição superior a 30% da cobertura vacinal no estado em comparação com o mesmo período de 2019. A queda nas taxas de vacinação já vinha sendo notada, mas se acentuou na pandemia.
O deputado, que é médico e ocupa a vice-presidência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, defende que o governo do Estado promova campanha informativa e de esclarecimento tanto sobre a vacinação como para os cuidados de prevenção ao novo coronavírus. Dr. Vicente já apresentou esta reivindicação ao Grac, Grupo Estadual de Ações Coordenadas, que faz o monitoramento e à coordenação das ações de controle do novo coronavírus no estado.
“Solicitei que o governo faça investimento em comunicação de alta qualidade, massiva, junto com os municípios, para contra-atacar as informações falsas, convencer e corresponsabilizar as pessoas”, explica. O deputado alerta ainda que a vacinação cria imunidade nas crianças e previne contra graves doenças que causam danos irreparáveis. O sarampo estava quase erradicado e voltou com força devido à falta de vacinação. Não dá para descuidar. É preciso manter a carteirinha de vacinação dos filhos em dia, seguindo os protocolos impostos pela pandemia.”