Desde a época dos nossos avós, criança sempre foi cedo para a cama. Era só jantar, ficar mais um pouquinho ali pela sala e já ia escovar os dentes, botar o pijama e ir pra cama!
Naquela época a ciência ainda não tinha tantas provas, mas a sabedoria popular já sabia que as crianças não devem ficar acordadas até tarde. E não é que nossos antepassados tinham razão? Pois o sono realmente ajuda a crescer e a aprender.
A infância é o período da vida onde crescemos com mais rapidez, tanto no corpo quanto na mente, quando adquirimos conhecimentos e habilidades. Na infância o cérebro se parece com uma esponja que absorve tudo, por isso as crianças são atentas, curiosas e aprendem com uma velocidade incrível.
Hoje a ciência já comprovou que as crianças não devem ficar acordadas até tarde, porque é durante o sono que o hormônio do crescimento age; isso quer dizer que quanto mais tempo a criança ficar acordada, menos o hormônio do crescimento poderá agir no seu corpo.
Dormir também é importante para a aprendizagem, pois é durante o sono que o cérebro da criança forma as sinapses neuronais, responsáveis por transformar as informações apreendidas durante o dia em conhecimento e memória.
Por isso as crianças devem dormir muitas horas e dormir bem, para crescerem e se desenvolverem de forma saudável.