Conforme cronograma, obra deve ser totalmente concluída em abril de 2024
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) participou nesta segunda-feira (10) de reunião com a diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs). Estavam em pauta as demandas defendidas pelo setor produtivo e consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Itapocu. Uma das prioridades é a conclusão da duplicação da BR-280, em especial o trecho estadualizado da rodovia entre Jaraguá do Sul e Guaramirim. Uma audiência será marcada com o governador Jorginho Mello para defender a celeridade da dessa obra.
“Vamos todos juntos, setor produtivo e político, de forma uniforme, defender a celeridade da conclusão da duplicação da BR-280. Precisamos virar essa página”, destacou Dr. Vicente. A audiência com o governador ainda não tem data definida. Na ocasião também será apresentado como prioridade o início das obras de revitalização e duplicação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba.
Os deputados federais Carlos Chiodini e Fábio Schiochet e o deputado estadual Antídio Lunelli também participaram da reunião na Acijs.
Superação de problemas
No encontro, Dr. Vicente fez uma explanação detalhada do processo de duplicação do trecho entre Jaraguá do Sul e Guaramirim. Citou as diversos obstáculos que tiveram de ser superados, como a remoção da tubulação de gás natural da estrutura da Ponte do Portal, realocação de postes, impasse sobre indenizações de áreas, a garantia da pavimentação de marginais que não estavam no projeto original e outros problemas que foram vencidos.
“Em 2020 tiramos a duplicação da BR-280 do papel e garantimos que fosse prioridade do governo anterior. Em 2021 foi concluída a primeira fase da obra, com a duplicação das pistas e o elevado no entroncamento com a SC-108, sentido Massaranduba. Faltam agora as obras de arte, como a Ponte do Portal, o viaduto do Mannes sobre a linha férrea, e o elevado do Guamiranga, que segue em obras.”
Conforme o parlamentar, o prazo de conclusão total é abril de 2024, data estabelecida pelo secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, durante vistoria às obras, ocorrida no dia 30 de março. “Estamos no caminho certo, que é pressionar, pressionar e pressionar!”