Eram 296 homens e 139 mulheres disputando as 40 vagas para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Foram 3,6 milhões de votos válidos que resultaram na reeleição de 18 deputados estaduais e na eleição de outros 18 nomes que nunca estiveram na Assembleia, nem como suplentes, como é o caso de outros três eleitos. A única exceção é Julio Garcia (PSD), que foi deputado por quatro legislaturas e, neste ano, conseguiu a eleição após um hiato de nove anos.
Os 22 eleitos representam a maior renovação no Legislativo catarinense desde 2002: 55%. Na avaliação da própria Alesc, parte dessa mudança se dá por conta de que 11 dos atuais deputados optaram por não participar das eleições deste ano. A maior bancada será a do MDB, com nove cadeiras. Já o PSL, que elege deputados no Estado pela primeira vez, ganha destaque e fica com a segunda maior representação: seis cadeiras.
Os eleitos:
Dr. Vicente Caropreso (PSDB) – 40.132 votos
62 anos | Blumenau – Já foi vereador em Jaraguá do Sul e também foi o 1º deputado federal eleito pelo PSDB em SC. Reeleito para o segundo mandato na Alesc. É ex-secretário do Estado da Saúde.
(Veja a lista completa no link)