No último dia 13, às 19h52, a Central Regional de Emergências da Polícia Militar, acionou a viatura mais próxima da ponte Olavo Marquardt no centro de Jaraguá do Sul. A informação era de que um homem estava no lado externo do parapeito afirmando que iria se atirar dali para dar fim aos problemas da sua vida.
O cabo Odair Garbila e o soldado Michel Olívio Tesser Buzolin rapidamente chegaram ao local. O cabo Garbila, após uma interlocução com o homem, lhe estendeu a mão num ato de cumprimento. Quando houve a recíproca, o policial segurou firme e conseguiu também agarrar o desesperado cidadão pela calça. Em seguida os policiais militares foram auxiliados por populares e funcionários do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. Com a chegada dos bombeiros e como o homem não apresentava ferimentos e nem sinais de estar alcoolizado, o homem foi liberado.
Foi então que o cabo Garbila e o soldado Tesser mostraram humanismo e conversaram por mais tempo com o jovem, que se não fosse a ação de bravura, já poderia estar morto. Ele contou aos policiais que tem 25 anos, é casado e tem um filho de cinco anos. Desempregado e sem qualquer perspectiva na vida, ele não suportava mais chegar em casa e ouvir a esposa e o filho pedirem comida. O aluguel do imóvel em que moram atrasado já com pedido de despejo.
Os policiais levaram o homem até o seu endereço e lá chegando, se deparam exatamente com a cena descrita. E enquanto o soldado Tesser brincava com o filho do casal, cabo Garbila informava a esposa do ocorrido.
Foi essa história e esses verdadeiros heróis, que o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, foi conhecer no 14 º Batalhão da Polícia Militar. Ele estava acompanhado do comandante da 12ª Região da Polícia Militar/SC, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer e o comandante do 14º BPM/SC tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva.
O tenente-coronel Reisdorfer informou ao deputado que os policiais militares, durante o processo de formação profissional, recebem apenas instrução para uma primeira intervenção e abordagem e não para essa ação de assistência social como foi feita pelos policiais. O tenente-coronel afirmou que cabo Garbila e soldado Tesser além do elogio, respondem agora uma sindicância do bem e poderão ser promovidos por ato de bravura.
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) cumprimentou os policiais e destacou que a atitude e postura dos dois, dignifica a atividade mostrando humanismo e compaixão e reforça ainda mais a boa imagem da Polícia Militar de Santa Catarina.
Após a repercussão da ocorrência na imprensa local, o jovem recebeu várias ajudas e segundo o cabo Garbila, até um novo emprego e a vida segue com vida e felicidade novamente.