O dia 6 de maio passa a ser denominado como o Dia Estadual da Distonia em Santa Catarina. A proposta apresentada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 11. O objetivo da lei é chamar a atenção da população sobre a doença, suas causas e tratamento.
A distonia é um distúrbio neurológico que provoca contrações musculares involuntárias resultando em movimentos repetitivos e torções que podem levar a quadro de dor intensa. “A proposta é singela, uma demanda apresentada por entidades, mas que revela o drama por que passam os portadores da doença, que ficam impedidos de levar uma vida produtiva devido à gravidade e à dificuldade de resposta terapêutica eficiente. Queremos chamar a atenção da sociedade e dos órgãos de saúde pública ”, explicou o deputado, que é médico neurologista.
Na data, governo do Estado deverá promover palestras e seminários para esclarecer sobre a doença. Há no Brasil pelo menos 65 mil casos de distonia e a incidência mundial chega a 7 mil casos para cada milhão de habitantes.