Alesc faz pressão pela reabertura da emergência pediátrica do Hospital Universitário da UFSC - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Alesc faz pressão pela reabertura da emergência pediátrica do Hospital Universitário da UFSC

Bancada do Norte pressiona pela retomada das obras de duplicação da BR-280
15 de julho de 2025
Dr. Vicente defende agilidade na definição de protocolo após regulamentação de lei que garante acesso ao canabidiol 
15 de julho de 2025

Alesc faz pressão pela reabertura da emergência pediátrica do Hospital Universitário da UFSC

15/05/2025

 

Moção apresentada pelo deputado Dr. Vicente foi aprovada pelo plenário

Diante do aumento expressivo de casos de doenças respiratórias em Santa Catarina, que já sobrecarregam hospitais, unidades de saúde e equipes médicas, a Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (15) uma moção apresentada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O documento apela à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) pela reabertura da emergência pediátrica do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

A situação é especialmente crítica na capital catarinense, que decretou emergência em saúde pública nesta semana. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão lotadas, e o atendimento a crianças com sintomas respiratórios tem enfrentado longas filas e falta de estrutura adequada.

Para o deputado Dr. Vicente, médico e ex-secretário de Saúde do Estado, a reativação da emergência pediátrica do Hospital Universitário é medida urgente. “Estamos vivendo o crescimento das doenças respiratórias em crianças. A rede está no limite, e manter a emergência pediátrica da UFSC fechada, justamente neste momento, é inadmissível”, alertou.

A emergência pediátrica do HU operava em sistema de “porta fechada” desde maio de 2023, atendendo apenas casos referenciados. Em setembro de 2024, os atendimentos foram suspensos por tempo indeterminado, sob a justificativa de falta de pessoal — apesar de investimentos significativos na estrutura da unidade.

Dr. Vicente destacou que a suspensão agravou ainda mais a pressão sobre hospitais como o Infantil Joana de Gusmão e o Regional de São José. “É uma situação insustentável. A reabertura é fundamental para garantir o acesso rápido e seguro à saúde das nossas crianças”, disse o parlamentar.

Além da assistência médica, a paralisação impacta negativamente a formação de novos profissionais da saúde. “Trata-se de um hospital-escola. A interrupção dos serviços compromete também o ensino e a pesquisa, pilares da medicina pública de qualidade”, reforçou.

A moção aprovada será encaminhada à presidência da EBSERH. A expectativa é de que, com o respaldo do Parlamento catarinense, a solicitação ganhe força e contribua para a reativação imediata desse serviço essencial à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram