

04/12/2025
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta quarta-feira (3), uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, marcada pela entrega da primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão. A solenidade, realizada no Plenário, foi proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e reuniu parlamentares, autoridades, homenageados, familiares e representantes de entidades de todo o estado.
Ao todo, oito pessoas e instituições catarinenses que se destacam na promoção dos direitos e da inclusão das pessoas com deficiência foram reconhecidas pelo Parlamento.
A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional, interpretado pela Associação Coral de Florianópolis, acompanhada pelo pianista Vanderlei Jochem e regida pelo maestro Guilherme Albanaes. Em seguida, os presentes assistiram à exibição de um vídeo institucional preparado especialmente para a data.
Compromisso com a Inclusão
Além do proponente, o deputado Dr. Vicente Caropreso, integraram a mesa o vice-presidente da Comissão, deputado Jair Miotto (União); os deputados Camilo Martins (Podemos), José Milton Scheffer (PP), Luciane Carminatti (PT) e Sargento Lima (PL), todos membros do colegiado. Também compuseram a mesa a vice-presidente da Federação das Apaes de SC e deputada suplente, Janice Krasniak (Podemos), e a representante da Federação de Educação Especial do Estado, Jeane Rauh Probst Leite.
Em seu pronunciamento, o deputado Dr. Vicente Caropreso destacou que o Prêmio Asas da Inclusão nasce com o objetivo de valorizar iniciativas transformadoras e estimular uma cultura permanente de respeito, acessibilidade e participação social.
“Cada um dos deputados da Comissão pôde homenagear personalidades que atuam diariamente em prol das pessoas com deficiência. Queremos valorizar entidades e cidadãos que fazem a diferença. O terceiro setor, as Apaes, as Amas, enfim, todas essas organizações merecem nosso respeito — mas elas não sobrevivem sem o apoio das lideranças e do poder público. Por isso, criamos o Asas da Inclusão”, afirmou.
Para o parlamentar, a premiação “espalha amor, carinho e compreensão, mas, sobretudo, conhecimento sobre as diversas realidades das pessoas com deficiência, além de cobrar a efetividade das leis”.
Durante a cerimônia, usaram a tribuna os deputados Camilo Martins, Ivan Naatz (PL), José Milton Scheffer, Luciane Carminatti, Sargento Lima e o vice-presidente da Comissão, Jair Miotto. Eles destacaram avanços, desafios e a necessidade de fortalecer políticas públicas que garantam direitos e ampliem a cidadania das pessoas com deficiência em Santa Catarina.
A Arte como Instrumento de Conscientização
Encerrando a solenidade, o artista Luciano Martins falou em nome dos homenageados e ressaltou o papel da solidariedade e da união de esforços para a construção de um Estado mais inclusivo. “O Prêmio Asas da Inclusão representa muito. Cada lei aprovada neste Parlamento é um passo para uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.
Há 25 anos artista plástico, Martins também utiliza sua arte como instrumento de conscientização. “Com a minha arte, posso dar voz a muitas causas. Inclusão é viver em uma sociedade justa, onde todas as pessoas tenham o mesmo peso e a mesma importância”, completou.
Sobre o Prêmio Asas da Inclusão
Instituído pelo Parlamento em 2024, o Prêmio Asas da Inclusão reconhece personalidades, instituições e projetos que contribuem para ampliar oportunidades e construir uma sociedade mais justa, igualitária e acessível. A honraria contempla tanto ações voluntárias quanto iniciativas estruturadas que impactam diretamente a vida de pessoas com deficiência.
Homenageados da Edição 2025
As indicações foram apresentadas pelos membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência:
Luciano Martins
Indicado por Dr. Vicente Caropreso e Jair Miotto
Artista plástico, fundador e presidente do Instituto Luciano Martins, foi reconhecido por seu trabalho voluntário com ilustrações que impulsionam projetos sociais e iniciativas de inclusão.
Rogério Linhares
Indicado pelo deputado Camilo Martins
Vereador de Garopaba e presidente da Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Deficiência, recebeu a honraria pelo protagonismo na criação de políticas públicas municipais, como a lei do Conselho e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o programa de entrega de cadeiras de rodas.
Professora Edith Sehnem (in memoriam)
Indicada pela deputada Luciane Carminatti
Com mais de 30 anos dedicados à Fundação Catarinense de Educação Especial, teve reconhecida sua contribuição na formulação de políticas estaduais, materiais pedagógicos e formação de professores. A homenagem foi recebida por seu esposo, Valmir Costa, e pelos filhos Leonardo e Isadora Sehnem da Costa.
Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Navegantes
Indicada pelo deputado Ivan Naatz
Representada por sua fundadora e coordenadora pedagógica, Alessandra Couto Vieira.
Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Xanxerê
Indicada pelo deputado Jair Miotto
Representada pela presidente, Juliane Cristina Casagranda.
Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Videira
Indicada pelo deputado Sargento Lima
Representada pela fundadora e coordenadora pedagógica, Carliza Fiabane.
APAE de Brusque
Indicada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso
Representada pelo presidente, Renato Roda.
APAE de Sombrio
Indicada pelo deputado José Milton Scheffer
Representada pelo presidente, José Luiz Lopes.
