Alesc aprova título de Cidadão Catarinense ao maestro Alex Klein, idealizador do FEMUSC - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
previous arrow
next arrow

Alesc aprova título de Cidadão Catarinense ao maestro Alex Klein, idealizador do FEMUSC

Deputado Dr. Vicente critica decreto federal e alerta para retrocessos na Educação Especial
18 de dezembro de 2025
Dr. Vicente confirma repasse de R$ 2 milhões para revitalização do centro histórico de Jaraguá do Sul
18 de dezembro de 2025

Alesc aprova título de Cidadão Catarinense ao maestro Alex Klein, idealizador do FEMUSC

Iniciativa foi apresentada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) que concede o Título de Cidadão Catarinense ao maestro e oboísta Alexandre Henrique Klein, conhecido como Alex Kleinidealizador e diretor artístico do FEMUSC – Festival Internacional de Música de Santa Catarina, sediado em Jaraguá do Sul. A homenagem reconhece sua contribuição decisiva para o fortalecimento da cultura e da educação musical no Estado. A votação em plenário ocorreu nesta terça-feira,4.

Natural de Porto Alegre e criado em Curitiba, Alex Klein é um dos maiores nomes da música erudita mundial. Foi primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago e é vencedor de cinco prêmios Grammy, sendo o único músico brasileiro a alcançar essa distinção na música clássica.

Mesmo com uma carreira internacional de destaque, Klein mantém vínculo permanente com Santa Catarina. Desde 2006, ele comanda o FEMUSC, que se consolidou como o maior festival-escola de música da América Latina, formando milhares de jovens músicos do Brasil e do exterior e levando música de qualidade a diferentes públicos.

Para o deputado Dr. Vicente Caropreso, o reconhecimento é merecido.“Alex Klein ajudou a projetar Santa Catarina no cenário mundial da música clássica. Ele é exemplo de talento, dedicação e compromisso com a formação de novas gerações de músicos”, destacou.

Além de sua atuação à frente do FEMUSC, Klein é também educador e palestrante em instituições de prestígio como a Juilliard School (EUA) e o Conservatório Nacional de Música de Paris, além de liderar iniciativas sociais como o PRIMA – Programa de Inclusão através da Música e das Artes, que democratiza o acesso à educação musical.

Com a aprovação do projeto, o maestro Alex Klein passa a integrar o seleto grupo de personalidades agraciadas com o Título de Cidadão Catarinense, concedido a quem presta relevantes serviços à sociedade e contribui para o desenvolvimento do Estado.

 

A entrega oficial da honraria deve ocorrer no próximo ano durante a realização da 21ª edição do Femusc, que acontecerá entre os dias 11 e 24 de janeiro, em Jaraguá do Sul, explica Dr. Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram