Agricultura sinaliza apoio a laboratório de pesquisa sobre o maruim
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Agricultura sinaliza apoio para equipar laboratório de pesquisa sobre o maruim

Dr. Vicente luta em prol da Instalação de Consulado Italiano em Santa Catarina
25 de abril de 2018
Deputado Dr. Vicente visita abrigo de acolhimento em Jaraguá do Sul
2 de maio de 2018

Agricultura sinaliza apoio para equipar laboratório de pesquisa sobre o maruim

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) saiu satisfeito da reunião com o secretário-adjunto da Agricultura, Athos de Almeida Lopes Filho, nesta quarta-feira (25). O encontro tratou da possibilidade de a Secretaria equipar um laboratório, em Jaraguá do Sul, para a conclusão da pesquisa sobre o controle biológico do maruim.

Para Caropreso, as alternativas encontradas vão garantir a continuidade da pesquisa e um aproveitamento de materiais que estão em desuso. “Essa é uma postura que deve ser copiada por todos os setores do governo, aproveitando máquinas que não estão sendo utilizadas para que realmente possam servir para um estudo tão importante. A situação do maruim é preocupante e deve ser considerada como questão de saúde pública”, pontuou o parlamentar.

Ele lembrou que outra alternativa levantada durante a reunião foi a de que as Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos avaliem juridicamente a possibilidade de colaborar com a compra de um dos equipamentos, que chega ao valor de R$ 400 mil.

A secretária executiva da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Juliana Demarchi, participou da reunião e apresentou de que forma a pesquisa vem sendo realizada atualmente. Ela também reforçou o porquê é necessário esse apoio do governo.

“Toda a região tem sofrido é uma questão de saúde pública e econômica, pois as consequências do maruim afetam o turismo, a agricultura e o êxodo rural. Por tanto, esses setores serão agora afetados positivamente com essas ações por meio da ajuda dos parlamentares que apoiam a causa.”

O secretário-adjunto da Agricultura, disse que de imediato irá entrar em contato com as unidades da Epagri para conferir quais equipamentos serão possíveis disponibilizar. “Também vamos tentar viabilizar recursos e se for necessário adquirir equipamentos novos. Faremos o possível para junto com a AMVALI, melhorar a qualidade de vida do produtor rural. Temos um turismo rural muito forte nessa região, e para ter qualidade precisamos ter o controle dos borrachudos e agora do maruim”, ressaltou.

Também participaram da reunião o diretor de Agricultura de Jaraguá do Sul, Alessandro Rosá, o vereador Eugênio Juraszek e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Corupá, Cristiano Felipe Hack.

Indicação geográfica da banana de Corupá

Outro assunto abordado na reunião foi em relação à indicação geográfica da banana de Corupá. O secretário da Agricultura afirmou que o processo está todo encaminhado e que essa será a segunda indicação geográfica do Estado.

“Estamos dando todo o apoio e suporte para que isso ocorra o mais rápido possível. Vai ser um ganho muito grande para a região, que oferece um produto diferenciado, com anos de história, pesquisas e estudos. Corupá tem uma banana com teor de açúcar mais alto do que as demais produzidas em nível de Brasil, e isso precisa ser explorado, inclusive para que o produtor ganhe mais com esse diferencial”, explica o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram