Parlamentar atuou na processo que resultou na quebra de patentes de remédios do coquetel contra Aids
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou em plenário, durante a semana, o apoio à suspensão de patentes das vacinas contra a Covid-19 pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O deputado propôs uma moção de aplauso ao presidente norte-americano e defendeu a aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que tem o mesmo objetivo.
“A propriedade intelectual se torna algo relativo diante de uma pandemia”, afirmou o deputado. Dr. Vicente lembrou o período em que foi deputado federal, entre 1999 e 2003, quando o Brasil aprovou a quebra de patentes de medicamentos, algo decisivo para baratear o tratamento da Aids, para a introdução dos remédios genéricos no mercado e a distribuição gratuita de antirretrovirais.
“Fiz parte da CPI dos Medicamentos diante do alto custo dos remédios impostos por laboratórios internacionais e apoiamos o então Ministro da Saúde, José Serra na decisão de quebra de patentes de medicamentos usados no tratamento do HIV. Foi uma revolução. O Brasil virou exemplo para vários outros países”
Fórum de pesquisas científica
Dr. Vicente defendeu a criação de um fórum de debates sobre pesquisas científicas. O objetivo é acompanhar e apoiar a produção científica desenvolvida no estado. “Temos que saber quais são os esforços, quanto está sendo investido, se estamos usando recursos suficientes, qual é a produção das universidades. Temos que nos aprofundar para que Santa Catarina, que já é destaque em várias áreas de desenvolvimento, possa se tornar um estado detentor de tecnologia e inteligência para enfrentar situações difíceis”, concluiu.