

25/11/2025
Prefeitura de Massaranduba manifesta interesse em abrir leitos psiquiátricos no hospital municipal
Uma articulação entre a Prefeitura de Massaranduba e a Secretaria de Estado da Saúde, com apoio do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), pode resultar na ampliação do atendimento em saúde mental no município. Reunião realizada nesta terça-feira, 25, em Florianópolis, tratou da abertura de nove vagas de psiquiatria no Hospital Municipal João Schreiber. As novas vagas deverão ser custeadas pelo Governo do Estado por meio do Programa de Valorização dos Hospitais.
“Demos hoje um passo importante para ampliar o atendimento pelo SUS na área da saúde mental na região da Amvali. Neste primeiro momento, pleiteamos a abertura de nove vagas, podendo evoluir para até 20 leitos de psiquiatria”, destacou o deputado Dr. Vicente Caropreso.
O parlamentar lembra que a medida é fundamental diante do aumento da demanda por atenção psiquiátrica. “Faltam vagas. Pacientes em crise acabam sendo atendidos no pronto-socorro do Hospital São José, pressionando o sistema e as equipes médicas. É preciso estrutura adequada , e é isso que estamos construindo com diálogo e vontade de resolver”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde comemorou o avanço alcançado na reunião, ressaltando que o governo vem dialogando com hospitais filantrópicos e municipais para ampliar a rede de atendimento. “Tivemos uma boa conversa para evoluir para um acordo técnico com o município, com ações de curto, médio e longo prazo. Vamos avançar na oferta de atendimento em saúde mental, uma preocupação de saúde pública diante do aumento de pessoas que precisam de cuidado, aqui no Estado e no mundo. Precisamos olhar para o futuro”, destacou.
Ficou definido que a prefeitura apresentará ao Governo do Estado um projeto detalhado dos custos, e uma nova reunião será marcada para definir o processo de abertura dos novos leitos.
Também participaram do encontro o vice-prefeito Moacir Kasmirski, a gerente da 17ª Regional de Saúde, Nina Santin Camell, a secretária municipal de Saúde, Daniela Bogo, a gerente de Saúde Mayla Ribas e o procurador do município, Rolf Reinke Neto.