Medicamentos Genéricos - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
previous arrow
next arrow

Medicamentos Genéricos

Mastites
15 de dezembro de 2025
Não deixe que sua memória se apague
15 de dezembro de 2025

Medicamentos Genéricos

No dia 20 de maio se comemorou o Dia Nacional do Medicamento Genérico, uma grande vitória para a Saúde Pública e para a economia das famílias brasileiras.

Durante os anos de 1999 a 2003, cumpri o mandato de Deputado Federal por SC, exatamente no período em que a Saúde Pública no Brasil passou por um processo que pode e deve ser considerado como um divisor de águas na produção e, consequentemente, na comercialização de medicamentos no país.

A CPI dos Medicamentos, ocorrida nessa época, e da qual tive a honra e alegria de haver participado, entrou para a história.  

Foram muitas as conquistas daquela CPI. Uma delas provocou uma revolução na Saúde Pública que até hoje, 26 anos depois, se reflete de forma positiva na vida de todos os brasileiros. 

A CPI dos Medicamentos foi responsável por enormes avanços no cenário farmacêutico, quando saímos de um estágio básico, totalmente dependente de laboratórios multinacionais, para um muito superior ao que era até então, ao criarmos autonomia na produção de medicamentos. 

Uma das maiores vitórias da CPI dos Medicamentos, foi a criação dos Medicamentos Genéricos, impactando de forma positiva a saúde e a economia de toda a população brasileira. 

A CPI garantiu a produção nacional dos remédios com patentes expiradas, sem o uso dos nomes comerciais, usando no rótulo apenas o nome do princípio ativo do medicamento original, a lei evitou o pagamento de royalties para a indústria, baixando enormemente o seu custo final. 

A lei também garantiu que a qualidade do produto fosse idêntica ao remédio de marca. 

Levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, aponta que hoje no país, mais de 70% dos remédios vendidos são genéricos, e que isso ocasionou uma economia direta para os consumidores de mais de R$ 300 bilhões nos últimos anos.

Ter participado daquele momento histórico é um grande orgulho para mim, tanto como médico quanto político.

Viva o remédio genérico!

#doutorvicente #deputadodrvicente #vicentecaropreso #deputadosc #alesc #remediogenerico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram