Gripe, resfriado ou covid? - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
previous arrow
next arrow

Gripe, resfriado ou covid?

Fratura de quadril
15 de dezembro de 2025
H1N1
15 de dezembro de 2025

Gripe, resfriado ou covid?

Com o frio, aumentam os casos de nariz congestionado, tosse, coriza, e muita gente se pergunta se está resfriado, gripado ou com covid, pois os sintomas são bem parecidos.

Os resfriados são causados pelos rinovírus, a gripe pelos vírus influenza, e a covid pelo coronavírus.  Todos são vírus que circulam mais no clima frio.

É difícil definir de qual infecção se trata baseado só nos primeiros sintomas clínicos. Pois, em um primeiro momento, resfriado, gripe e covid podem causar tosse, coriza ou congestão nasal, dor de garganta leve e, muitas vezes, irritação nos olhos.

Se for um resfriado, os sintomas aliviam a partir do terceiro ou quarto dia. Já a gripe, piora entre o segundo e o terceiro dia, e a covid incomoda mais do quinto para o sexto dia.

Diferentemente do resfriado, a gripe e a covid, além dos sinais no trato respiratório – tosse, coriza ou congestão nasal, dor de garganta leve e, muitas vezes, irritação nos olhos – causam também mal-estar, desânimo, dores musculares e febre; e, em casos mais graves, cansaço, redução do apetite e tosse acompanhada de falta de ar 

O diagnóstico pode ser feito por meio dos testes rápidos, nos postos de saúde. 

Nas farmácias se pode fazer o teste combinado, para Influenza A e B e Covid. 

O resultado sai em minutos. 

Se o diagnóstico for de gripe, o tratamento pode ser feito com Oseltamivir – o Tamiflu, antiviral distribuído pelo SUS, com prescrição médica, que deve ser tomado nas primeiras 48 horas da doença.

Se for diagnosticada uma covid, também há remédio com distribuição pelo SUS. É uma associação dos antivirais nirmatrelvir e ritonavir, recomendada para quadros leve ou moderado de covid.

Para tratar essas doenças, não se deve usar antibióticos, pois eles não curam viroses.

A principal forma de prevenir gripe e covid é a vacinação. Embora pessoas vacinadas possam se contaminar, elas terão infecções mais leves, com menos chances de internação e mortalidade.

Se tiver algum sintoma, use máscara para não espalhar os vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram