Dr. Vicente cobra implementação da lei que garante distribuição gratuita de canabidiol pelo SUS em SC - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente cobra implementação da lei que garante distribuição gratuita de canabidiol pelo SUS em SC

SC-414: Secretário confirma que nova empresa assumirá pavimentação da rodovia
15 de julho de 2025
Deputado media reunião entre FCEE e instituições sobre implantação do Programa Gente Especial
15 de julho de 2025

Dr. Vicente cobra implementação da lei que garante distribuição gratuita de canabidiol pelo SUS em SC

07/05/2025

Legislação deveria ter entrado em vigor em março

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça-feira (7) para cobrar a efetiva implementação da lei que garante a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol na rede pública de saúde do estado.

O parlamentar, que foi o relator do projeto e autor do substitutivo global que fixou o texto aprovado no Legislativo, também apresentou um pedido de informação ao governo do Estado solicitando explicações sobre o motivo do atraso na aplicação da norma.

O projeto foi sancionado pelo governador no dia 19 de dezembro do ano passado, e a lei deveria ter entrado em vigor 90 dias após a sanção, ou seja, em 19 de março deste ano. No entanto, até o momento, a norma não foi regulamentada e não está sendo cumprida.

“A lei representa um avanço civilizatório no acesso à saúde, especialmente para famílias que dependem do canabidiol no tratamento de casos como autismo, dor crônica e outras doenças neurológicas — e que muitas vezes não têm condições de arcar com o custo desses medicamentos, que é elevado”, afirmou Dr. Vicente.

O deputado também destacou que a legislação catarinense é a única no Brasil que não restringe o uso do canabidiol a doenças específicas. A prescrição dos medicamentos deve ser feita por médicos, com base em critérios científicos e nas necessidades de cada paciente.

“A Assembleia Legislativa fez a sua parte. Agora é preciso garantir que essa política pública chegue de fato à população”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram