Comunidade italiana lança logomarca para celebrar os 150 Anos da Grande Imigração em Santa Catarina - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Comunidade italiana lança logomarca para celebrar os 150 Anos da Grande Imigração em Santa Catarina

Dr. Vicente fecha semestre com R$ 27 milhões destinados a obras e ações nos municípios e dez projetos aprovado
20 de agosto de 2024
Dr. Vicente reitera apoio aos trabalhadores da Celesc durante assembleia da categoria
20 de agosto de 2024

Comunidade italiana lança logomarca para celebrar os 150 Anos da Grande Imigração em Santa Catarina

02/08/2024

Em um evento repleto de emoção e simbolismo, a comunidade italiana de Santa Catarina deu início aos preparativos para a celebração dos 150 anos da Grande Imigração Italiana no estado, que ocorrerá em 2025,  com o lançamento oficial da logomarca comemorativa. A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira, 1º de agosto, no Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque, reunindo autoridades e representantes da cultura italiana.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Cônsul-Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti, prefeitos de municípios da região, representantes dos círculos italianos e dos Comitês dos Italianos no Exterior.

O deputado estadual e coordenador da comissão organizadora, Dr. Vicente Caropreso, destacou a importância do evento. “É impossível falar da história de Santa Catarina sem reconhecer a influência e a importância dos italianos e seus descendentes em todos os setores da nossa sociedade.  O lançamento da logomarca é mais um passo concretizado,  um emblema que une passado e presente, tradição e inovação. E simboliza a  união da comunidade italiana catarinense  que está  empenhada em celebrar essa história, essa  verdadeira epopéia, repleta de coragem, perseverança, saudade, dor, alegria e conquistas vividas por nossos antepassados que deixaram a Itália  em busca de um futuro melhor em nosso estado”.

Brusque foi escolhida como local do evento devido à sua relevância histórica, sendo sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, onde foram assentados os primeiros 108 colonos italianos, desembarcados em 4 de junho de 1875. Essa data marcou o início do fenômeno da grande imigração italiana no estado, com imigrantes provenientes de várias regiões da Itália, incluindo trentinos, vênetos e lombardos.

 Comemorações 

As comemorações dos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina prometem ser um marco significativo para a comunidade, celebrando a rica herança cultural e a contribuição dos imigrantes italianos para o estado. A logomarca deverá estar presente nas festas e atividades realizadas pela comunidade italiana  como forma de divulgar e envolver a sociedade catarinense na  programação que está sendo organizada.

 Entre as atividades já definidas está a edição de um livro comemorativo sobre a  grande imigração italiana no estado.

Além do resgate histórico, Dr. Vicente , que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa, destaca o trabalho que vem sendo realizado para  fomentar o intercâmbio cultural e econômico entre Santa Catarina e a Itália e para ampliar o ensino da língua italiana nas escolas da rede pública.  Uma das ações centrais é a abertura  de um “Sportello Consular” em Florianópolis, uma representação diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália em Curitiba, que deve começar a funcionar ainda neste semestre.

Atualmente, o Brasil possui o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população. Mais de 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana, refletindo os fortes laços culturais e familiares entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram