18/03/2024
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina será palco do lançamento literário “Fritz Müller – Desterro (1822/1897). Um Ser Humano e sua Ciência”. O lançamento será nesta terça-feira, 19, às 17h30, no Hall do Palacio Barriga Verde. A obra é de autoria do botânico, geólogo e pesquisador Marcelo Vieira Nascimento. Na ocasião será aberta a exposição “Ilustrações naturalistas de Fritz Müller e para Fritz Müller”, que estará aberta a visitação no até o dia 28 de março.
Conforme o autor, o livro é a mais completa, extensa e moderna biografia escrita sobre o naturalista alemão, naturalizado brasileiro, Fritz Müller, que morou em Blumenau e Florianópolis e contribuiu com Charles Darwin nas pesquisas que consolidaram a Teoria da Evolução das Espécies.
“Estamos comemorando dois séculos do nascimento de Fritz Muller e esta é uma obra singular sobre este ícone da ciência brasileira, que lança luz sobre sua vida, sobre a sua produção científica, para que o seu legado seja cada vez mais conhecido pelas atuais e futuras gerações”, destaca o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso.
Marcelo explica que a obra apresenta “uma nova maneira de entender a historiografia e ciência do século XIX”, com a junção de informações sobre história, geografia, ciência, a arte das ilustrações naturalistas e com destaque para o “ser humano Fritz Müller”.
Com 1.378 páginas e 41 capítulos, a obra é dividida em três volumes. Reúne 618 fotos e 97 ilustrações do naturalista, além de mapas. Relata a jornada de Fritz Müller por Santa Catarina, desde sua chegada ao Brasil até suas pesquisas meticulosas – incluindo aquelas realizadas na então Desterro, hoje Florianópolis, cidade em que viveu por 11 anos e onde trabalhou como professor. Explora e sua interação com a família e os desafios enfrentados, tanto no aspecto financeiro quanto profissional, e o seu relacionamento com o cientista Charles Darwin, que lhe deu a alcunha de “Príncipe dos Observadores” e imortalizou seus estudos ao citá-lo 19 vezes quando reeditou seu livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural”.
Sobre o autor
Marcelo Vieira Nascimento é natural de Florianópolis e tem 64 anos. Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Engenharia Civil pela UFSC e pós-graduado em Botânica de plantas ornamentais pela Universidade de Lavras, Minas Gerais.
Funcionário público efetivo da Prefeitura Municipal de Florianópolis, na função de geógrafo (aposentado).
É membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e membro efetivo da Sociedade Botânica do Brasil (SBB).