Ano Legislativo inicia: Dr. Vicente aponta desafios para SC - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

 Ano Legislativo inicia: Dr. Vicente aponta desafios para SC

Grande Imigração Italiana em SC: Comissão Organizadora Planeja Comemoração da Epopeia que Completa 150 Anos em 2025
25 de março de 2024
Educação: Dr. Vicente quer discutir uso de celular no ambiente escolar
25 de março de 2024

 Ano Legislativo inicia: Dr. Vicente aponta desafios para SC

06/02/2024

O ano legislativo teve seu pontapé inicial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça-feira, dia 6. A sessão inaugural foi marcada pela leitura da mensagem do governador Jorginho Mello. Durante o evento, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou desafios para o desenvolvimento, como a celeridade das obras de infraestrutura rodoviária, tanto federais quanto estaduais, em andamento no estado.

“Só na região da Amvali temos quatro grandes obras rodoviárias em execução, que são conquistas importantíssimas e prioridades do governo estadual, mas que não estão no ritmo que almejamos. Precisamos de um grande esforço nesse sentido, envolvendo a bancada federal também. A infraestrutura, a logística de transporte, é um calo para nossa economia. Temos uma BR-101 engarrafada a todo momento e um Porto de Itajaí, que já foi o segundo maior do país em movimentação de contêineres, parado há mais de um ano”, afirmou o deputado.

Saúde

Além disso, a questão da saúde também preocupa o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc. Ele espera que a execução do Programa de Valorização dos Hospitais Filantrópicos e Municipais e a Tabela Catarinense de Procedimentos Cirúrgicos diminuam o tempo de espera por cirurgias eletivas.

No ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde realizou mais de 110 mil cirurgias eletivas e emergenciais, 21% a mais que em 2022. Porém, novas pessoas entram na fila todos os dias, e o número chega a 100 mil pacientes aguardando.

“A fila não é problema, o problema é a fila não andar com agilidade. Discutimos muito isso na Comissão de Saúde no ano passado. O governo, por intermédio da secretária Carmen Zanotto, fez a revisão da política hospitalar, incluiu mais hospitais parceiros, ampliou o atendimento de especialidade de forma regional, a exemplo do hospital São José, de Jaraguá do Sul, que foi credenciado para efetuar cirurgias cardíacas. Estamos acompanhando todo esse processo”, afirmou o deputado.

Inclusão

À frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Vicente já trabalha para ampliar a realização de eventos de formação e capacitação em parceria com municípios e entidades.   Em 2023, mais de 6 mil pessoas participaram de atividades da comissão.

Enxurradas

O parlamentar também destacou apoio  a posição do governador Jorginho Mello que anunciou  obras de desassoreamento dos rios como forma de  diminuir o risco de enchentes. “Não dá para esperar que o clima colabore. É preciso união de esforços para garantir segurança para a população, para o patrimônio das famílias”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram