QUEM DORME BEM, VIVE BEM!

Projeto inicia jovens com Síndrome de Down na gastronomia
19 de agosto de 2019
Reunião com governador pontua demandas da Amplanorte
27 de agosto de 2019

QUEM DORME BEM, VIVE BEM!

O sono é o nosso período diário de repouso, e deve ter de seis a oito horas de duração.

Durante o sono nosso organismo realiza funções importantes com consequências diretas à saúde como o fortalecimento de nossos mecanismos de defesa; secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros); consolidação da memória; descanso da musculatura; ajuda na prevenção da obesidade, da depressão e das doenças cardíacas. 

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas também para manter-se saudável e melhorar a qualidade de vida. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. 

Ronco, apneia, insônia, sonolência diurna excessiva, bruxismo (ranger de dentes), síndrome das pernas inquietas entre outros sintomas são distúrbios do sono e precisam ser combatidos.

Conheça as cinco regras para dormir melhor:

REGRA 1 – TENHA HORÁRIOS FIXOS PARA DORMIR E ACORDAR

Algumas atividades podem disfarçar o cansaço e retardar a hora de ir dormir: como ficar no computador, assistir filmes e fazer exercícios. Por isso é importante que você determine horários fixos para ir dormir e para acordar, e respeite esses horários. O seu corpo vai se acostumar e avisar a hora de dormir e de acordar, como se fosse um relógio.

REGRA 2 – CONTROLE AS SONECAS

Uma soneca de alguns minutos após o almoço é benéfica, mas se a soneca se estender, você vai acabar desregulando seus horários. 

REGRA 3 – DESLIGUE TV, COMPUTADOR E CELULAR

Além de estimular a mente, a luz das telas inibe a produção do hormônio que regula o ciclo do sono.

REGRA 4 – VÁ AO BANHEIRO NO ESCURO

Se puder, de noite, vá ao banheiro sem acender a luz ou use uma lanterna. Luz forte pode fazer o cérebro pensar que está na hora de acordar. 

REGRA 5 – FAÇA EXERCÍCIOS QUE CONSUMAM MUITA ENERGIA

Faça exercícios que consumam muita energia durante o dia. Quanto mais você gastar a energia do corpo de dia, vai ser mais fácil dormir à noite e melhor será o seu descanso.

Cuide de seu sono. Dormir bem faz bem a saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *