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QUEM DORME BEM, VIVE BEM!

O sono é o nosso período diário de repouso, e deve ter de seis a oito horas de duração.

Durante o sono nosso organismo realiza funções importantes com consequências diretas à saúde como o fortalecimento de nossos mecanismos de defesa; secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros); consolidação da memória; descanso da musculatura; ajuda na prevenção da obesidade, da depressão e das doenças cardíacas. 

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas também para manter-se saudável e melhorar a qualidade de vida. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. 

Ronco, apneia, insônia, sonolência diurna excessiva, bruxismo (ranger de dentes), síndrome das pernas inquietas entre outros sintomas são distúrbios do sono e precisam ser combatidos.

Conheça as cinco regras para dormir melhor:

REGRA 1 – TENHA HORÁRIOS FIXOS PARA DORMIR E ACORDAR

Algumas atividades podem disfarçar o cansaço e retardar a hora de ir dormir: como ficar no computador, assistir filmes e fazer exercícios. Por isso é importante que você determine horários fixos para ir dormir e para acordar, e respeite esses horários. O seu corpo vai se acostumar e avisar a hora de dormir e de acordar, como se fosse um relógio.

REGRA 2 – CONTROLE AS SONECAS

Uma soneca de alguns minutos após o almoço é benéfica, mas se a soneca se estender, você vai acabar desregulando seus horários. 

REGRA 3 – DESLIGUE TV, COMPUTADOR E CELULAR

Além de estimular a mente, a luz das telas inibe a produção do hormônio que regula o ciclo do sono.

REGRA 4 – VÁ AO BANHEIRO NO ESCURO

Se puder, de noite, vá ao banheiro sem acender a luz ou use uma lanterna. Luz forte pode fazer o cérebro pensar que está na hora de acordar. 

REGRA 5 – FAÇA EXERCÍCIOS QUE CONSUMAM MUITA ENERGIA

Faça exercícios que consumam muita energia durante o dia. Quanto mais você gastar a energia do corpo de dia, vai ser mais fácil dormir à noite e melhor será o seu descanso.

Cuide de seu sono. Dormir bem faz bem a saúde!

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