HOSPITAIS FILANTRÓPICOS – VALIOSAS ESTRUTURAS

PROTEGENDO A PELE DO FRIO
28 de junho de 2019
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz balanço de ações
3 de julho de 2019

HOSPITAIS FILANTRÓPICOS – VALIOSAS ESTRUTURAS

Eu sou um defensor incansável dos Hospitais Filantrópicos* da Santa Catarina, por serem verdadeiros exemplos de eficiência e participação comunitária.

Criados a partir da doação de empresários e da comunidade, os Hospitais Filantrópicos são geridos com grande participação de trabalho voluntário. Hoje realizam cerca de 77% de todos os atendimentos do SUS aos catarinenses, por este motivo a busca de recursos para os Hospitais Filantrópicos foi, é, e sempre será motivo de minha dedicação e trabalho constante.

Como médico – e ex-diretor clínico de um deles – sei das dificuldades e da grandiosidade dessa missão hospitalar para a cura de milhares de catarinenses. Como deputado federal, secretário estadual de saúde e deputado estadual me mantenho sempre a seu lado como facilitador de suas demandas.

Para encerrar este mês de junho temos uma ótima e merecida notícia aos Hospitais Filantrópicos e à toda a população que deles depende para sua cura: ganhamos uma batalha!

Havíamos aprovado na Assembleia uma emenda determinando que 10% da receita da saúde fosse destinada aos Hospitais Filantrópicos. O governador vetou, mas após a derrubada desse veto na ALESC, o Governo acatou a determinação e confirmou os convênios com 110 hospitais de todas as regiões do estado de Santa Catarina.

Com isso os Hospitais Filantrópicos receberão cerca de R$ 190 milhões até o fim deste ano.

O valor que cada hospital vai receber foi definido com base em seus índices de produtividade e atendimentos, com base em fatores como número de leitos, leitos de UTI e salas cirúrgicas. Para conferir a relação dos hospitais e o valor a ser recebido por cada unidade, clique AQUI.

Estamos caminhando para uma política hospitalar mais justa em SC, que já prevê repasses de até R$ 300 milhões a partir de 2020 para os Hospitais Filantrópicos, o que ajudará a melhorar ainda mais os bons serviços que já prestam à população.

Este foi um grande passo para uma distribuição mais justa dos recursos para a saúde, porém ainda há muito a fazer, como a inclusão das Clínicas de Terapia Renal, que prestam um inestimável serviço aos doentes renais crônicos e que precisam receber do Estado a devida atenção e suporte.

O trabalho continua.

Um abraço,

Dr. Vicente Caropreso

Deputado Estadual

(*) Hospitais Filantrópicos são aqueles que possuem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *