Dr. Vicente faz alerta sobre mortes em decorrência da asma

Reunião com governador pontua demandas da Amplanorte
27 de agosto de 2019
Apae de Pouso Redondo inaugura novo prédio
28 de agosto de 2019

Dr. Vicente faz alerta sobre mortes em decorrência da asma

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) usou a tribuna da Alesc, na sessão desta terça-feira (27), para fazer um alerta sobre a asma.

Lembrando a morte da escritora, roteirista, apresentadora de TV e atriz Fernanda Young, que faleceu devido a uma crise de asma seguida de parada cardíaca no último domingo (25), o deputado alertou que embora a doença seja amplamente controlável e previsível, a asma mata.

Caropreso enfatizou que cerca de 2,1 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a asma e que 90% das mortes poderiam ser evitadas. Dr. Vicente, que é médico, disse que no caso das crises asmáticas, o corpo entra em um processo chamado “bronquioespasmo”, uma inflamação que pode ocorrer nas vias aéreas.

A inflamação nos pulmões faz com que os vasos sanguíneos se comprimam, impedindo a passagem do oxigênio e obrigando o corpo a fazer um esforço extra para compensar a queda de oxigenação.  “Isso sobrecarrega o organismo, podendo levar a uma parada respiratória e a uma parada cardíaca”, explicou o deputado.

Segundo Caropreso, alguns hábitos precisam ser exterminados da vida de qualquer asmático. “Pais que fumam não só na gestação, mas também durante a infância das crianças e em locais onde estão também mulheres grávidas chegam a aumentar de três a sete vezes o risco de ela desenvolver asma.”

“As pessoas não dão a devida importância a asma e ignoram que mais de 2 mil pessoas estão morrendo de uma doença que não é fatal, isso é extremamente preocupante ”, finalizou.

O parlamentar ainda alertou que já nos primeiros sintomas é necessário buscar ajuda de um médico para o correto diagnóstico e devido tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *