Últimas postagens

Dr. Vicente faz alerta sobre mortes em decorrência da asma

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) usou a tribuna da Alesc, na sessão desta terça-feira (27), para fazer um alerta sobre a asma.

Lembrando a morte da escritora, roteirista, apresentadora de TV e atriz Fernanda Young, que faleceu devido a uma crise de asma seguida de parada cardíaca no último domingo (25), o deputado alertou que embora a doença seja amplamente controlável e previsível, a asma mata.

Caropreso enfatizou que cerca de 2,1 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a asma e que 90% das mortes poderiam ser evitadas. Dr. Vicente, que é médico, disse que no caso das crises asmáticas, o corpo entra em um processo chamado “bronquioespasmo”, uma inflamação que pode ocorrer nas vias aéreas.

A inflamação nos pulmões faz com que os vasos sanguíneos se comprimam, impedindo a passagem do oxigênio e obrigando o corpo a fazer um esforço extra para compensar a queda de oxigenação.  “Isso sobrecarrega o organismo, podendo levar a uma parada respiratória e a uma parada cardíaca”, explicou o deputado.

Segundo Caropreso, alguns hábitos precisam ser exterminados da vida de qualquer asmático. “Pais que fumam não só na gestação, mas também durante a infância das crianças e em locais onde estão também mulheres grávidas chegam a aumentar de três a sete vezes o risco de ela desenvolver asma.”

“As pessoas não dão a devida importância a asma e ignoram que mais de 2 mil pessoas estão morrendo de uma doença que não é fatal, isso é extremamente preocupante ”, finalizou.

O parlamentar ainda alertou que já nos primeiros sintomas é necessário buscar ajuda de um médico para o correto diagnóstico e devido tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top