Dr Vicente destaca 100 anos de nascimento da Schwester Anita, de Pomerode

Decreto que pode garantir R$ 75 milhões para Cultura está em análise na Fazenda
15 de julho de 2020
Covid-19: Prefeitos devem tomar ações conjuntas, aponta Dr. Vicente
21 de julho de 2020

Dr Vicente destaca 100 anos de nascimento da Schwester Anita, de Pomerode

comemoração 100 anos Schwester Anita Pomerode

Pomerode Schwester Anita

“Nestes tempos de pandemia, nada mais justo que lembrar de uma grande profissional de saúde, que enobrece  a causa e nos enche de orgulho.”

“Uma pessoa que deu a vida pela saúde das pessoas, deu a vida pela comunidade”, afirmou o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB)  ao destacar no Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina o centenário de nascimento da schwester (Irmã ou Freira em alemão) Anita Guenther, natural de Pomerode, nesta terça-feira, 15.

“Muitas pessoas não precisam de títulos para serem homenageadas. Basta que promovam o  bem coletivo, desinteressadamente. Muitas permaneceram desconhecidas. Mas algumas são lembradas e é bom que sejam, pois servem de exemplo à atual geração. Nestes tempos de pandemia, nada mais justo que lembrar de uma grande profissional de saúde, que enobrece  a causa e nos enche de orgulho.”

Irmã Anita Guenther completaria este ano 100 anos. Ela descende dos primeiros colonizadores do município de Pomerode. Nasceu em 8 de julho de 1920. Com 22 anos  começou a trabalhar como voluntária no hospital Santa Catarina, em Blumenau. Foi ordenada  para o Ministério Diaconal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em 1952. Trabalhou no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre e em Novo Hamburgo. Em 1967, com 47 anos, ela retona a Pomerode para assumir a direção do Hospital e Maternidade Rio do Testo.  Faleceu no dia 15 de outubro, com 95 anos de idade, no dia do professor.

“Foram várias as  conquistas, entre elas a construção do Centro Cirúrgico, da Pediatria, do prédio onde se encontra o aparelho de Raio X e o Salão Comunitário. Além de ser administradora do Hospital, Schwester Anita tinha várias outras atribuições, era presidente do Grupo OASE,  fundou o grupo de danças folclóricas e outras iniciativas em prol da cultura alemã”, lembrou Dr. Vicente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *