WhatsApp Image 2021-08-16 at 12.47.28
WhatsApp Image 2021-08-16 at 12.30.58
WhatsApp Image 2021-08-16 at 12.30.57 (2)
WhatsApp Image 2021-08-16 at 12.30.57 (1)
WhatsApp Image 2021-08-16 at 12.30.57
previous arrow
next arrow

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

DIA DE CONTROLE DA ASMA
25 de maio de 2021
OBESIDADE MÓRBIDA INFANTIL
25 de maio de 2021

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

healthcare, medicine and blood donation concept - african american female hands holding red heart with donor sign

A data de 14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Neste ano de pandemia, vimos os estoques dos bancos de sangue caírem quase a zero por falta de doadores.

É compreensível que as pessoas com medo de se contaminarem, tenham ficado mais em casa e deixado de comparecer aos hemocentros para doarem, mas não é mais preciso ter medo, os hemocentros estão com todas as instalações adequadas, com as melhores condições sanitárias para receber os doadores sem risco de contaminação.

A doação de sangue salva vidas.

O sangue é essencial para tratamentos e cirurgias de urgência e emergência e pode ajudar pacientes que sofrem risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

O sangue é insubstituível e não pode ser produzido artificialmente, somente o sangue humano doado, coletado e armazenado nos hemocentros pode ser usado quando se faz necessária uma transfusão para salvar um paciente.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma e, assim, apenas uma unidade coletada pode beneficiar vários pacientes.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!

Doar sangue não engorda nem emagrece, não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, isso é tudo bobagem que se ouve por aí.

Homens e mulheres com boas condições de saúde, peso superior a 50 quilos e com idade entre 16 e 67 anos podem ser doadores, mas existem algumas restrições; para conhecê-las, consulte o hemocentro.

Doe! Seja um irmão de sangue! Doar sangue é doar vida!

Procure o hemocentro mais próximo de sua residência e seja um doador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *