Últimas postagens

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

A data de 14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Neste ano de pandemia, vimos os estoques dos bancos de sangue caírem quase a zero por falta de doadores.

É compreensível que as pessoas com medo de se contaminarem, tenham ficado mais em casa e deixado de comparecer aos hemocentros para doarem, mas não é mais preciso ter medo, os hemocentros estão com todas as instalações adequadas, com as melhores condições sanitárias para receber os doadores sem risco de contaminação.

A doação de sangue salva vidas.

O sangue é essencial para tratamentos e cirurgias de urgência e emergência e pode ajudar pacientes que sofrem risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

O sangue é insubstituível e não pode ser produzido artificialmente, somente o sangue humano doado, coletado e armazenado nos hemocentros pode ser usado quando se faz necessária uma transfusão para salvar um paciente.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma e, assim, apenas uma unidade coletada pode beneficiar vários pacientes.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!

Doar sangue não engorda nem emagrece, não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, isso é tudo bobagem que se ouve por aí.

Homens e mulheres com boas condições de saúde, peso superior a 50 quilos e com idade entre 16 e 67 anos podem ser doadores, mas existem algumas restrições; para conhecê-las, consulte o hemocentro.

Doe! Seja um irmão de sangue! Doar sangue é doar vida!

Procure o hemocentro mais próximo de sua residência e seja um doador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top