COVID-19 – Máscaras

Tiradentes: herói de todos os brasileiros
21 de abril de 2020
“Governador precisa ter rédeas nas mãos”, afirma Dr. Vicente
22 de abril de 2020

COVID-19 – Máscaras

Young lady doctor putting on surgical mask, safety while examining, closeup

O mais importante neste momento é o isolamento social.

Mas, se tiver que sair para ir ao mercado, à padaria, à farmácia ou ir trabalhar, o Ministério da Saúde indica o uso de máscaras, mesmo as caseiras.

O uso de máscaras cirúrgicas deve ficar restrito aos profissionais de saúde – e aos contaminados com a CoViD-19 e seus cuidadores.

A máscara caseira é uma proteção de duas mãos: ela evita que os contaminados disseminem a doença e protege os não-contaminados de se infectarem.

Como a maioria dos contaminados não tem sintomas, tem muita gente espalhando a doença sem saber e o uso de máscara evita disseminar o vírus pelo ambiente.

Por outro lado, quem ainda não foi infectado estará mais protegido se usar máscara, pois diminui o risco de contaminação, porém não protege tanto quanto lavar as mãos e permanecer longe de outras pessoas.

Você pode fazer suas máscaras caseiras, na internet tem muitos vídeos ensinando a fazer com meia, perfex e tecidos. O tecido mais indicado pelos técnicos é o algodão 100%, por reter mais as partículas.

ATENÇÃO!

A máscara deve cobrir a boca e o nariz e é de uso individual, não compartilhe!

Não basta colocar uma máscara e achar que a vida voltou ao normal, ao contrário, se você colocar uma máscara e ficar mexendo nela só aumenta o risco, pois você estará tocando no rosto, facilitando assim o contágio.

Depois de colocar a máscara, só mexa nela com as mãos lavadas, e não toque no rosto para ajeitar a máscara sem antes lavar as mãos.

Na hora de tirar a máscara, não toque no pano, apenas nos elásticos ou nas tiras de amarração.

As máscaras devem ser trocadas a cada duas horas, ou assim que ficarem úmidas. Leve sempre uma de reserva.

Carregue um saco plástico para guardar a máscara usada. Para lavar, deixe de molho por 30 minutos em duas colheres de sopa de água sanitária por litro de água; depois lave com água e sabão e seque ao sol. Descarte após 3 lavagens.

Cuide-se! Cuidando de si, estará cuidando de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *