Saiu na Imprensa | Jornal do Vale do Itapocu

Saiu na Imprensa | Prefeitura de Jaraguá do Sul
5 de novembro de 2018
Saiu na Imprensa | Agência AL
8 de novembro de 2018

Saiu na Imprensa | Jornal do Vale do Itapocu

Alesc faz sessão solene pelos 30 anos da Schützenfest

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite de segunda-feira, 5 de novembro, sessão solene nas dependências do Salão Barg, no Rio da Luz I, para homenagear pessoas e entidades que fizeram história ao longo das edições da Schützenfest. A sessão foi proposta e presidida pelo deputado Vicente Caropreso e contou, também, com o deputado Carlos Chiodini, com o prefeito Antídio Lunelli e vice Udo Wagner, presidente da Associação de Clubes e Sociedades de Tiro, Sido Hornburg, presidente da CCO da Schützenfest, Alcides Pavanello e o comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Amarildo.

O ato solene, gravado e dirigido pela equipe da Assembleia Legislativa, foi aberto com o hino nacional ao som do bandoneon e teve o registro na tribuna dos deputados Caropreso e Chiodini, do prefeito Antídio e do presidente da ACSTVI, Sido, que falou em nome dos homenageados. Todos registraram o momento histórico dos 30 anos da segunda maior festa dos atiradores do mundo e a maior do Brasil, a sua importância cultural, econômica e turística, o trabalho voluntário dos envolvidos e a conservação dos princípios familiares que permeiam o entretenimento e o lazer de milhares de pessoas associadas ou não as 16 sociedades participantes.

Foram homenageados Sido Hornburg (pela Associação de Clubes e Sociedades), Gilmar Hornburg (primeiro presidente da ACSTVI), Ademar Duwe (um dos idealizadores da Schützenfest), Balduino Raulino (primeiro presidente da CCO), casal Irena e Arno Utpadel (que mais tempo participa da festa e ainda atuante), Fabiano Schmidt (rei dos atiradores por cinco vezes), Lilian Kreutzfeld Losi (rainha dos atiradores por três vezes e com a maior pontuação somada).

Foram distinguidos, também, Ingo Krüger, do Musical Estrela de Ouro, banda que participou de todas as edições e também o músico Lauro Siebert, ainda atuante na festa. O Sünnros Volkstanzgruppe participante em todas as edições foi representado por Rudinei Schroeder. Esteve presente, também, Sonéia Hornburg, a primeira rainha da beleza.

Wilson Bruch, primeiro intérprete da mascote Wilfried esteve representado no recebimento do certificado da Alesc. As cervejarias Königs Bier, Maestro e Karsten, criadoras do chopp Schützenbier igualmente foram homenageadas, assim como Denyse Zimmermann da Silva (criadora da logomarca), Celso Nagel e Flávio José Brugnago, radialista e jornalista que cobriram todas as edições da Festa dos Atiradores.

Três símbolos da Schützenfest foram lembrados em memória: Norberto Barg, representado pelo neto, Edelberto Schwanz (pela esposa Irmhild) e Marlo Sousa (pela esposa Jandira). No encerramento foi servido chopp do estilo Schützenbier, cucas e pães com as coberturas características das festas de rei e rainha que ocorrem nas Sociedades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *