Biomassa de Banana na merenda escolar: Deputado acompanha produtores em audiência com secretário da Educação

Deputado Dr. Vicente faz apresentação das ações parlamentares na ACIAG
28 de maio de 2019
Frente Parlamentar em Defesa do Norte e Nordeste debate exploração de xisto em SC
29 de maio de 2019

Biomassa de Banana na merenda escolar: Deputado acompanha produtores em audiência com secretário da Educação

O deputado estadual, Dr. Vicente Caropreso (PSDB) esteve reunido na manhã de terça-feira (28) com o secretário de Educação do Estado, Natalino Uggioni, para tratar da introdução da biomassa de banana verde na merenda escolar da rede pública estadual de ensino.

Acompanharam o deputado o prefeito de Corupá, João Gottardi, Loreano da Costa (Kutcha), o representante da cooperativa dos produtores da região, Ednei Mowka, além de duas nutricionistas da prefeitura. Na ocasião foi apresentado ao secretário os benefícios da adição da biomassa na merenda escolar dos alunos da rede pública da cidade, prática que já vem sendo feita desde o ano passado.

Caropreso é autor de um projeto de lei protocolado ano passado na Assembleia Legislativa que tem como objetivo a introdução da fruta na alimentação dos alunos da rede estadual de ensino. Durante o encontro ficou acertado que Secretaria de Educação irá realizar em breve um teste nas escolas que já utilizam a biomassa na merenda, para avaliar na prática a viabilidade da medida.

Se o teste apresentar resultados positivos e dentro das normas nacionais de distribuição de merenda escolar, o Estado iniciará a adição de biomassa da banana verde na merenda das escolas da região, visando a expansão da prática para todo o Estado. O secretário da educação lembrou que é uma determinação do atual governo que 30 % da merenda escolar sejam provenientes da agricultura familiar.

De acordo com Caropreso, o objetivo da proposta é de melhorar a qualidade da merenda oferecida para as crianças e adolescentes. “Uma alimentação saudável garantirá um maior rendimento escolar e mais qualidade de vida aos nossos estudantes que estão, na sua maioria, em fase de crescimento. Essa utilização é ainda mais adequada quando analisamos a alta produção de banana e de pescados em nosso estado” pontuou.

Segundo o parlamentar a biomassa de banana verde é rica em vitaminas C, B1 e B6, Betacaroteno e tem alto teor de fibras. Ela pode ser utilizada na produção de biscoitos, pães, vitaminas e em molhos. Caropreso ainda salienta sobre a questão econômica. “Em Santa Catarina temos 29,5 mil hectares de pés de banana. Na região norte a cadeia produtiva da bananicultura é formada por 1.758 famílias dos municípios de Araquari, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder. O município com maior produção é Corupá” lembrou o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *