Audiências vão tratar de licenciamento ambiental e Serra do Corvo Branco - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Audiências vão tratar de licenciamento ambiental e Serra do Corvo Branco

Caropreso acompanha governador no anúncio de investimentos para a AMVALI
12 de agosto de 2019
Barreira comunicacional é um dos desafios do surdo no mercado de trabalho
16 de agosto de 2019

Audiências vão tratar de licenciamento ambiental e Serra do Corvo Branco

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou em reunião na tarde desta quarta-feira (14) a realização de duas audiências públicas, para tratar da demora na emissão de licenciamentos ambientais no Oeste do estado e sobre a pavimentação da rodovia SC-370, conhecida como estrada da Serra do Corvo Branco.

A audiência a respeito da emissão de licenciamentos ambientais já havia sido aprovada pela comissão, mas seu propositor, o deputado Altair Silva (PP), solicitou a alteração do local do encontro de Florianópolis para Chapecó. Segundo ele, produtores rurais da região Oeste têm enfrentado dificuldades para a obtenção das licenças junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA, antigo Fatma).

“Essa é uma demanda do agronegócio. Temos produtores que esperam há mais de dois anos. Muitos já fizeram empréstimos, se endividaram para poder ampliar sua produção, mas não têm a licença”, comentou Altair. “Como essa é uma demanda do setor produtivo do Oeste, nada mais justo do que nós irmos até lá para ouvirmos e buscarmos uma solução.”

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) comentou que a demora na emissão das licenças se repete em outras regiões do estado, como em Jaraguá do Sul, em virtude da falta de pessoal no IMA. “Não é só o agronegócio que sofre. Outros setores também são prejudicados. Há casos em que a espera chega há cinco anos.”

O deputado Fabiano da Luz (PT) defendeu a realização da audiência na região Oeste. “A economia da região tem perdido muito e não se encontra uma solução. Temos que dar a oportunidade desses produtores se manifestarem.”

O presidente da comissão, deputado Ivan Naatz (PV), justificou que a audiência foi inicialmente marcada por Florianópolis por uma questão de economia. O encontro está agendado para 2 de setembro, em Chapecó, em horário e local a serem definidos.

Serra do Corvo Branco
Os membros do colegiado aprovaram a realização de audiência sobre a pavimentação da rodovia SC-370, entre Grão Pará e Urubici, no trecho conhecido como estrada da Serra do Corvo Branco. O pedido partiu do deputado Volnei Weber (MDB).

Conforme o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), o objetivo da audiência é demonstrar a importância dessa obra para o turismo do Sul e da Serra. A pavimentação teve início em 2014, mas foi paralisada depois que a vencedora de licitação deixou a obra.

“O trecho da Serra é muito complexo e a empresa encontrou dificuldades para realizar a pavimentação. A obra não prosperou e o projeto para esse trecho teve que ser refeito”, explicou Vampiro.

A audiência será em Urubici, na região Serrana, no dia 7 de outubro, às 19 horas, em local a ser definido.

Santuário de Içara
A comissão também aprovou o parecer favorável ao projeto de lei (PL) 135/2019, de Luiz Fernando Vampiro, que reconhece o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus de Içara, no Sul do estado, como ponto turístico religioso de Santa Catarina. O relator da matéria foi o deputado Marcius Machado (PL).

De acordo com Vampiro, o santuário, inaugurado em 2017, ocupa uma área de 13,5 hectares com vários pontos de peregrinação, como praças e caminhos, com potencial para desenvolver o turismo religioso na região. O PL 135/2019 segue para votação em plenário.

Marcelo Espinoza
AGÊNCIA AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram